Vende-se par de protótipos esquecidos da Lotus

16/02/2022

O Etna e o M200 Speedster são dois protótipos da Lotus das décadas de 80 e 90, totalmente funcionais e que estão à procura de novo dono.

No catálogo da Metropole Classics, empresa especialistas na comercialização de clássicos encontram-se à venda dois modelos surpreendentes. São protótipos desenvolvido pela Lotus, o Etna, apresentado 1984, com design de Giorgetto Giugiaro e baseado na primeira geração do Esprit, com um motor V8 4.0 (derivado da Fórmula 1) a debitar 340 cv, instalado em posição central. Entre as muitas inovações técnicas, o Etna introduzia a solução de suspensão pilotada e o sistema ativo de insonorização do interior, mas nunca recebeu luz verde para a produção.

O segundo modelo, é o mais radical M200, um speedster revelado em 1991, construído a partir do roadster Elan M100, sem para-brisas e sem tejadilho, com um motor 1.6 turbo de quatro cilindros em linha de origem Isuzu a debitar 162 cv, acoplado a uma caixa manual.

A dupla que integrou o espólio do colecionador holandês Olav Glasius foi leiloada pela Bonhams em 2012, sem atingir os valores de reserva. Agora, está à procura de novo dono interessado a oferecer 125 mil euros por estes dois exemplares únicos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.