Na primeira ronda de testes à aerodinâmica do Venom F5, a Hennessey usou uma versão “light” do motor V8 de produção.

Hennessey Venom F5 tem o seu nome inspirado na escala de classificação utilizada para medir intensidade dos tornados. O estágio F5 é o mais extremo, com ventos até 512 quilómetros por hora, que é sensivelmente a velocidade máxima anunciada para o supercarro da exótica marca americana, com sede em Sealy, no Texas.

Os testes para a confirmação de números tão avassaladores para um modelo de produção (limitada a apenas 24 unidades), já estão a decorrer e ficaram registados num vídeo que serve para abrir o apetite para o que aí vem. De acordo com a empresa, o Venom F5 acelerou em pista a 322 km/h… com cerca de metade da potência disponível.

Nas medições realizadas numa base da Força Aérea dos Estados Unidos da América no Arkansas, a Hennessey terá utilizado uma versão “limitada” do motor Fury V8 biturbo com 6.6 litros, a debitar 912 CV de potência, em vez dos mais de 1800 já confirmados em banco de ensaios para a versão de fábrica.

“Cada estágio do nosso programa de desenvolvimento está focado em tornar o Venom F5 no melhor possível antes de ser entregue aos clientes no final deste ano”, explicou John Heinricy, engenheiro-chefe na Hennessey Performance. “A próxima fase é a mais intensa ao incidir sobre as características de condução do veículo. Vamos dividir os nossos testes entre pistas e estradas do Texas, enquanto recolhemos informações, otimizamos cada elemento e aperfeiçoamos este monstro dos hipercarros”, concluiu.

E avisa: “Ao longo dos últimos 40 anos temos desenvolvido vários supercarros de alta performance, mas nada que se possa comparar ao Venom F5”.