Verne: A nova aventura do CEO da Bugatti-Rimac são táxis autónomos

27/08/2024

Verne é uma abordagem redefinida à mobilidade urbana autónoma nas cidades. Fundada por Mate Rimac e dois dos seus colegas e amigos mais próximos do Grupo Rimac – Marko Pejković, atual CEO da Verne, e Adriano Mudri, o designer do Nevera e Diretor de Design da Verne.

 

O evento de revelação teve lugar no novo Campus Rimac, nos arredores de Zagreb. Os três fundadores mostraram um design de veículo autónomo radicalmente diferente e as funcionalidades que o futuro serviço de mobilidade terá.

O novo serviço e o seu ecossistema baseiam-se em três elementos-chave: um veículo elétrico totalmente autónomo, uma aplicação personalizada e uma infraestrutura especializada. O primeiro serviço será lançado em Zagreb em 2026.

O novo ecossistema de mobilidade urbana autónoma baseia-se em três elementos-chave:
  1. Veículo elétrico totalmente autónomo

O veículo é construído sobre uma plataforma completamente nova, concebida em torno da segurança e do conforto, concebida exclusivamente para a condução autónoma utilizando a plataforma autónoma Mobileye Drive. É completamente repensado, concebido, desenhado e projetado como um veículo autónomo seguro e confortável. Construído de raiz, está livre dos compromissos e desvantagens necessários à utilização de uma plataforma antiga construída para a condução humana.

  1. Plataforma de serviços de mobilidade (MSP)

Trata-se de uma reformulação da aplicação de transporte de passageiros e da plataforma de mobilidade. Os clientes podem personalizar as definições do veículo através da aplicação antes de pedirem uma viagem. Desta forma, o veículo será configurado exatamente como o cliente gosta, com o conforto, a iluminação, a temperatura e até o aroma. Mesmo que o cliente nunca venha a ser o proprietário do veículo, este será adaptado para o sentir como seu. Na retaguarda, a Verne utiliza todos os benefícios que uma frota autónoma conectada proporciona para fazer com que o serviço funcione sem problemas e de forma eficiente em todas as cidades.

  1. Infra-estrutura

Em cada cidade onde a Verne irá operar, existirá uma infraestrutura especializada denominada “Nave-mãe”. Trata-se de um local onde os veículos Verne serão inspeccionados, mantidos, limpos e carregados diariamente. Isto assegura que o cliente recebe sempre um veículo seguro e limpo.

Além disso, a Verne está a construir a sua primeira unidade de produção na Croácia para produzir veículos eléctricos autónomos que serão utilizados em todo o mundo.

NOVO CAPÍTULO, NOVO NOME – VERNE

Adriano Mudri, Chief Design Officer (CDO) da Verne, anuncia uma nova marca: “Foi difícil encontrar o nome certo para o nosso novo projeto que se adequasse à nossa visão. Mas, uma vez encontrado, foi fácil decidir. Demos o nosso nome em homenagem a Júlio Verne, o famoso autor, que se diz ser “o homem que inventou o futuro”. Tal como ele utilizou o tema das viagens como força motriz das suas histórias, nós utilizamo-lo como inspiração para moldar um futuro repleto de inovação imaginativa

e realizações concretas. A sua fé no futuro e o seu espírito despertaram a curiosidade de gerações de cientistas e exploradores. Tornando possíveis coisas que por vezes parecem impossíveis”.

COMO É QUE A NOSSA ABORDAGEM É DIFERENTE – QUEREMOS QUE A EXPERIÊNCIA DO UTILIZADOR SEJA A MELHOR POSSÍVEL

Na Verne, acreditamos que não se trata de ser o primeiro, mas sim de criar a experiência perfeita para o cliente. Queremos fazer a diferença com a nossa abordagem holística integrada, concebida em torno da melhor experiência possível.

Mate Rimac, cofundador da Verne: “O resultado final seria a melhor experiência de mobilidade possível para todos. Isto significa que cada cliente terá um serviço melhor do que o melhor serviço de mobilidade de que beneficiam os muito ricos, através de um serviço acessível a todos. Terá um motorista seguro e de confiança, um veículo com mais espaço interior e conforto do que as melhores limusinas actuais e um serviço que será adaptado às suas necessidades de todas as formas possíveis. O serviço também proporcionará aos clientes muito mais do que apenas o transporte do ponto A ao ponto B.

Liberta o seu tempo de viagem, permitindo-lhe pensar, aprender ou relaxar. Melhorando a sua vida em cada viagem. Estamos a desviar a atenção da tecnologia em si para os seus benefícios. O Verne transformará o tempo de viagem numa oportunidade de crescimento pessoal, descoberta e prazer. Essencialmente, enriquecendo vidas em cada viagem que fizer”.

VEÍCULO VERNE – PRINCIPAIS FACTOS E DESIGN

O Verne não tem nada a ver com o que se vê atualmente nas ruas. Foi desenvolvido com base numa nova plataforma especialmente concebida que utiliza todas as vantagens da abordagem autónoma, sem volante nem pedais.

SISTEMA DE CONDUÇÃO AUTÓNOMA – MOBILEYE

Uma parceria com a Mobileye, líder mundial em autonomia, permite as capacidades autónomas do Verne. O veículo será totalmente autónomo, com um sistema capaz de conduzir em tráfego urbano dinâmico.

Nos últimos anos, a empresa tem vindo a cooperar com a Mobileye. A avançada plataforma AD Mobileye Drive da Mobileye será integrada no veículo Verne e, juntamente com um sofisticado conjunto de sensores de câmaras, radar e lidar, permitirá as capacidades de condução automatizada. A plataforma foi concebida para ser altamente flexível e escalável, de modo a satisfazer as exigências da condução autónoma numa variedade de locais, em diferentes tipos de estradas, em condições meteorológicas variáveis e até tendo em conta os estilos de condução locais, dentro dos seus domínios de conceção operacionais. Tudo isto é crucial para os futuros planos de implementação do Verne.

VEÍCULO VERNE – DESIGN INTERIOR E UX

O veículo Verne terá dois lugares e um conceito de interior que redefine completamente a ideia de espaço de um veículo.

Adriano Mudri disse: “Porquê um veículo de dois lugares? Porque os dados mostram que 9 em cada 10 viagens são utilizadas por 1 ou 2 pessoas. Por conseguinte, podemos satisfazer a maior parte das viagens com um veículo de dois lugares e criar um espaço interior inigualável num veículo de dimensões compactas. Redefinimos completamente o espaço interior. Mais espaço do que um Rolls-Royce para relaxar e passar bem o seu tempo. Optimizámos a abertura da porta para que as pessoas possam entrar e sentar-se de imediato. As portas deslizantes foram concebidas para não obstruir o fluxo de tráfego à volta do veículo, sem deixar de chegar com estilo. Uma vez no interior, os passageiros podem esticar as pernas e ficar super confortáveis. Quisemos tornar o interior menos automóvel e mais parecido com uma sala de estar. Não existe um painel de instrumentos típico, nem volante, nem pedais. Mas sim um ecrã ultra-largo de 43 polegadas que pode ser utilizado. Isto serve para entretenimento, mas também para obter informações sobre a viagem durante o trajeto”.

O veículo Verne é o local perfeito para ouvir a sua música ou ver filmes. Com um conforto inigualável, o ecrã ultra-largo e 17 altifalantes proporcionam uma excelente qualidade de áudio.

O habitáculo é pré-condicionado e está preparado para o seu gosto, independentemente de estar calor ou frio no exterior.

O ambiente – o som e a luz podem acompanhar todos os seus estados de espírito. Para o acalmar, para o revigorar, para o entreter. Os bancos extragrandes permitem 5 níveis diferentes de conforto e prazer para trabalhar, relaxar ou descansar.

Entre os bancos, existe um Touchpad para interação com o sistema de bordo, onde é possível ajustar facilmente as definições do veículo. Aqui está também uma caraterística fundamental que lhe permite controlar as partes mais importantes da viagem – o Median. O Median é um interrutor físico utilizado para iniciar e parar a viagem, dando ao cliente uma sensação adicional de controlo sobre o veículo autónomo.

Acima de si estará um teto de abrir arredondado – o anel Halo. Nada parecido com o que já viu antes, é um portal para novas viagens e permite novas vistas das cidades.

Por fim, a Verne certificou-se de desenvolver materiais adequados ao objetivo, aos requisitos de durabilidade e utilização indevida, mas que, ao mesmo tempo, também lhe conferem um aspeto e uma sensação convidativos, premium e acolhedores.

VEÍCULO VERNE – DESIGN EXTERIOR

Uma assinatura chave do design, que faz com que o Verne se destaque num ambiente urbano, é a proporção geral do veículo. A forma única é o resultado da conceção do veículo de dentro para fora, bem como da abordagem que privilegia a segurança. O Verne fundiu uma cobertura suave, envolvente e semelhante a uma nave espacial na parte superior com uma parte inferior da carroçaria elegante e sólida.

“Conseguimos obter um design muito elegante apesar do conteúdo adicional, em comparação com os automóveis normais. Integrámos profundamente câmaras, radares, lidares de curta e longa distância e respectivos sistemas de limpeza. Ao mesmo tempo, conseguimos simplificar a aparência, eliminando as caraterísticas típicas dos veículos conduzidos por humanos. Livrámo-nos dos limpa para-brisas. O mesmo se aplica aos espelhos retrovisores laterais. Isto torna o desempenho aerodinâmico mais eficiente e permite uma limpeza mais fácil. Um elemento típico de um automóvel que mantivemos foi a bagageira. Assim, não precisa de se preocupar se vai para o aeroporto com muita bagagem ou se acabou de fazer uma grande compra de mercearia”, afirmou Mudri.

O design funde o conforto habitualmente exclusivo de uma limusina executiva num veículo com as dimensões de um automóvel compacto. Isto nunca foi feito antes.

APLICAÇÃO RIDE-HAILING

Isto é tudo o que precisa para iniciar a viagem. Com a aplicação, pode facilmente chamar o veículo, verificar a sua localização em tempo real, ver quanto tempo demorará a apanhá-lo e ter a certeza de que não será cancelado. Cada viagem pode ser personalizada – desde a temperatura ao aroma – garantindo que cada viagem não é apenas para chegar a um destino, mas para desfrutar da beleza do passeio. Esta experiência sem esforço dá-lhe a paz de espírito e a conveniência que merece. Quanto mais os clientes personalizarem o veículo, maior será o conforto e o sentimento de propriedade.

INFRA-ESTRUTURA – NAVE-MÃE E UNIDADE DE PRODUÇÃO

Parte fundamental do nosso ecossistema e do serviço é a infraestrutura, ou como lhe chamamos – a Nave Mãe.

“A nave-mãe é uma casa onde os nossos veículos Verne são tratados. É aqui que os veículos Verne são inspeccionados diariamente, recebem manutenção diária, são limpos diariamente e são carregados, para que estejam sempre seguros, limpos e prontos para o levar numa nova aventura. A primeira nave-mãe será construída em Zagreb, junto à nossa sede”, afirmou Marko Pejković, Diretor Executivo da Verne.

Pejković também anunciou que a empresa está a começar a construir uma unidade de produção em Zagreb, para a produção em grande escala de veículos eléctricos autónomos que serão implantados em todo o mundo. “A localização da unidade de produção será na parte sul de Zagreb. Os nossos veículos serão montados, calibrados e testados aqui. Esta unidade de produção colocará a Croácia no mapa como um país que incentiva o desenvolvimento de tecnologias-chave do futuro que trarão muitos benefícios para a comunidade”, explicou Pejković.

PLANO DE LANÇAMENTO E EXPANSÃO

O primeiro serviço Verne será lançado em Zagreb. Depois de Zagreb, o Verne será lançado noutras cidades europeias (primeiro no Reino Unido e na Alemanha) e no Médio Oriente. A empresa já assinou acordos com 11 cidades da UE, do Reino Unido e do Médio Oriente e está a negociar com mais de 30 cidades de todo o mundo, que pretendem tornar-se parceiras do Verne.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO PROJECTO

Na Verne, acreditamos que a nossa abordagem à mobilidade do futuro trará muitos benefícios em termos económicos, de infra-estruturas urbanas e de aspectos sociais.

ASPECTO ECONÓMICO: O nosso serviço está a criar um negócio real que trará benefícios reais aos nossos clientes, mas também à comunidade em que operamos. A mobilidade é o principal facilitador das oportunidades económicas e, ao proporcionar um amplo acesso à melhor experiência de mobilidade possível na cidade, será um grande impulso para a democratização das oportunidades económicas.

ASPECTO DA INFRA-ESTRUTURA DA CIDADE: Otimizar e melhorar o atual sistema de transportes, reduzir a utilização de automóveis particulares no centro da cidade, libertar faixas de rodagem e lugares de estacionamento nas zonas urbanas e criar mais espaço para as pessoas.

ASPECTO SOCIAL: Solução sustentável, impacto positivo no ambiente, aumento da segurança rodoviária, redução do impacto ambiental negativo, quer através da redução significativa do número de automóveis necessários, quer através de uma forma mais limpa e eficiente de os utilizar. Aumento da acessibilidade e inclusão dos transportes, eficiência temporal e transformação do espaço de estacionamento em espaço de utilização pública.

SERVIÇO VERNE DE APOIO AOS TRANSPORTES PÚBLICOS: Em parceria com as cidades onde operamos, o nosso serviço apoiará e trabalhará em conjunto com outros modos de transporte urbano limpos e eficientes, tais como andar a pé, de bicicleta e de transportes públicos. O serviço complementará os transportes públicos e não competirá com eles. A longo prazo, o Verne deverá ajudar a eliminar a necessidade de um segundo ou terceiro carro no agregado familiar, que ocupa lugares de estacionamento, é raramente utilizado e representa uma despesa significativa.

COMO TUDO COMEÇOU – HISTÓRIA DOS FUNDADORES

Mate Rimac fundou a Rimac Automobili em 2011. Nessa altura, tinha o sonho de desenvolver o primeiro hipercarro totalmente elétrico do mundo, aproveitando o potencial do motor elétrico para o desempenho.

Em 2021, a equipa da Rimac apresentou o Nevera, alimentado por tecnologia desenvolvida internamente, incluindo uma bateria de 120 kWh de última geração e um grupo motopropulsor totalmente elétrico de 1.914 cv. Atualmente, o Nevera é o automóvel de produção mais potente e de aceleração mais rápida do mundo e uma verdadeira maravilha da tecnologia.

Nesta viagem, juntamente com Mate, estavam dois dos seus colegas e amigos mais próximos – Marko Pejković, agora CEO da Verne, e Adriano Mudri, o designer do Nevera e Diretor de Design da Verne.

Há dez anos, estavam a lutar para construir uma empresa automóvel aqui na Croácia. Sem experiência anterior, sem rede de fornecimento, sem financiamento de risco e quase sem indústria automóvel na Croácia, este era o local mais improvável para o conseguir. As hipóteses de sobrevivência eram escassas, mas eles tinham uma visão forte e acreditavam no que eles e a sua equipa estavam a fazer.

Atualmente, no Grupo Rimac, a Rimac Technology fornece sistemas de baterias e motores sofisticados aos maiores OEM do mundo, incluindo a BMW e a Porsche. A Bugatti Rimac opera como a derradeira empresa de hipercarros, com uma mistura da agilidade distintiva da Rimac Automobili, conhecimentos técnicos e inovação implacável na esfera dos VE com a herança de 110 anos de design e engenharia da Bugatti. E o Campus Rimac – um dos projectos de construção mais ambiciosos da Europa – é o futuro lar de tudo isto.