A empresa portuguesa implementou o sistema e começou no sábado a implementar e a gerir o sistema de cobrança de portagens eletrónicas na A24, em Roterdão.
O túnel de Blankenburg serve a área metropolitana de Roterdão, sendo um importante ponto de acesso ao porto da cidade, um dos maiores do mundo.
O túnel de Blankenburg liga duas das principais autoestradas dos Países Baixos, a A15 e a A20, e serve o porto de Roterdão, um dos maiores e mais movimentados portos do mundo. No começo da operação, a Via Verde tem já cerca de 60.000 veículos registados.
O contrato incluiu dois anos de implementação do sistema de portagens e cinco anos de operação, que podem ser prolongados por mais dois períodos de dois anos casa.Esta é a terceira portagem a ser introduzida no país. A empresa afirma em comunicado que os Países Baixos estão “gradualmente a adotar o princípio do utilizador-pagador nas principais infraestruturas do país, por razões de sustentabilidade ambiental e de responsabilidade financeira na gestão das finanças públicas”.
Recentemente, a Brisa anunciou que o consórcio Triangle, em que participa, foi selecionado pela autoridade neerlandesa dos transportes (RDW) para implementar um novo sistema de cobrança elétrica para pesados.
O projeto vai arrancar em 2026 e prevê o funcionamento através de geolocalização.
Os Países Baixos pretendem cobrar portagens à circulação dos veículos pesados nas suas estradas. Com uma tecnologia desenvolvida em Portugal, será cobrada uma portagem aos camiões em função dos quilómetros percorridos.
A Via Verde vai criar uma equipa de 50 pessoas para desenvolver e operar este novo sistema de portagens, que funcionará nos Países Baixos e será fundamentalmente composta por neerlandeses, mas em que participarão também portugueses.