Viagem a Paris para os 30 anos do Renault Twingo

27/05/2023

O Twingo Clube PT, com cerca de 60 associados, define-se como “um grupo de pessoas que gostam de Twingos”.

 

Os seus membros conheceram-se em grupos do Facebook durante a pandemia, e assim que foi possível, juntaram-se e formaram um clube. No dia 10 de Abril de 2021 dirigiram-se à conservatória do registo comercial, e assim nascia o Twingo Automóvel Clube, que assume a designação Twingo Clube PT.

Desde então, promovem encontros regulares no Porto e na Marinha Grande, e participam em eventos de clássicos, tais como a Expoclássico, no Porto, no Leiria Sobre Rodas, a Automobilia de Aveiro, e o Caramulo Motorfestival. Em 2023, o Twingo faz 30 anos, estando a merecer grande visibilidade na imprensa e televisão nacional e internacional (Topos & Clássicos, Youngtimers, AutoPlus, etc.), e em eventos conceituados, tendo sido o destaque da Renault na Retromobile deste ano em Paris, e de um encontro que reuniu 175 Twingos em Amersfoot, nos Países Baixos. A Norev, conhecido fabricante de miniaturas, comercializou uma edição comemorativa dos 30 anos do Twingo, limitada a 200 exemplares, que esgotou em menos de uma hora.

No dia 7 de Junho, estes exemplares (de 1993 e 1994) irão percorrer cerca de 2.000Km
(para cada lado), evento que será coberto pela conceituada revista francesa Youngtimers.
Pelo caminho, irão visitar o Museu Renault 5, em Orléans, e, no dia 10 de Junho, dia de
Portugal, passar pela Embaixada Portuguesa. Por fim, terão a honra de conhecer o Director de Design e responsável à época pelo projecto Twingo, Patrick Le Quément.

E o final será em festa, com encontros de entusiastas Twingo franceses e holandeses em Paris, Twingos a encher de cor a Cidade-Luz, e o regressar para casa. Em Setembro será a vez do Caramulo Motorfestival, onde os guerreiros de Paris marcarão presença, e uma vez mais, serão alvo de curiosidade e atenção. Afinal, são os 30 anos do sapo mais querido do mundo.