O novo Volvo EX90 abre um capítulo inédito para a marca sueca, ao propor uma mescla inovadora de design, segurança e tecnologia naquele que é o novo topo de gama da companhia.

Recorrendo apenas a motorizações elétricas, o EX90 promete autonomia que pode chegar aos 600 quilómetros com uma única carga, além de um reforço substancial no capítulo da segurança com a inclusão de um sensor LiDAR de alta precisão no tejadilho que é capaz de reconhecer objetos na estrada a 250 metros de distância, mesmo de noite, proporcionando assim um nível suplementar de segurança na condução. O elevado poder computacional na análise dos dados é outro dos elementos de destaque do EX90.

Mas, o capítulo do design merece também destaque devido à nova identidade da Volvo aplicada ao EX90, sobretudo quando visto de frente com uma nova assinatura luminosa fruto da evolução do ‘martelo de Thor’ que é já conhecido da Volvo e que foi introduzido em 2014, então no XC90. Uma das particularidades do sistema deste novo modelo é o de variar a sua apresentação nos faróis consoante a circunstância, abrindo-se, como um olho, assim que a iluminação principal é necessária em condições de luminosidade mais débeis.

De resto, o EX90 pauta-se ainda pelas superfícies musculadas, mas simultaneamente limpas de arestas, dispensando também a grelha dianteira convencional, uma vez que as necessidades de refrigeração são muito inferiores em comparação com os modelos de motor de combustão interna.