É um dos superdesportivos mais cobiçados e também dos mais potentes na atualidade, mas o Rimac Nevera tem de ser submetido aos mesmos testes de colisão que os demais automóveis. Assim, com mais uma unidade pré-série prestes a ser destruída noutro ‘crash-test’ regulamentar, o CEO da companhia, Mate Rimac, aproveitou para comprovar as potencialidades do Rimac fora do asfalto…

Mesmo os mais impressionantes desportivos do mundo têm de se sujeitar às normas restritas de segurança implementados em mercados como os europeu ou americano. O elétrico Rimac Nevera, que tem um custo estimado de dois milhões de euros, também não escapa à necessidade de homologações de segurança. Tendo cumprido os testes na Europa para receber a homologação no Velho Continente, a marca croata está agora a ultimar a homologação para a América, faltando alguns testes de colisão.

Mate Rimac explica que ao longo do processo de desenvolvimento do Nevera foram construídos três protótipos experimentais, alguns protótipos de validação e, por último, os modelos pré-série, que estão já 95% de acordo com a versão final. Segundo o fundador da Rimac, a unidade presente no vídeo tem feito diversas aparições em eventos e com jornalistas, convidados e investidores para demonstrar a sua capacidade, mas também tem servido de modelo de testes por parte da própria equipa de engenharia com vista ao melhoramento de parâmetros dinâmicos.

No total, foram construídos 16 protótipos, alguns dos quais destruídos várias vezes em ‘crash-tests’, apenas para serem reconstruídos e novamente utilizados para simulação de embates. Esse será também o destino do modelo das imagens. Antes, porém, Rimac aproveitou para fazer “algumas coisas que normalmente ninguém faria com um carro destes”, nomeadamente, passagens por percursos de terra batida e lama. O ‘palco’ escolhido para a demonstração também não foi ao acaso, tratando-se do local de construção do futuro campus de engenharia e de produção da Rimac, cuja construção arrancou recentemente.

Depois da aventura, foi o próprio Mate Rimac que lavou o Nevera numa estação de lavagem manual.