Vilamoura vai ser a localidade com a maior densidade de carregadores ultrarrápidos

01/05/2023

Projeto da Galp para Vilamoura pretende criar a maior concentração de carregadores ultrarrápidos para veículos elétricos do país.

 

Com vários investimentos a sair do papel, a rede de carregadores Galp vai conhecer nas próximas semanas um novo impulso: Vilamoura e Santa Maria da Feira são as novas localizações com carregadores e que irão contribuir, no total, com mais 126 pontos na rede Galp de norte a sul do país.

Dividido em duas fases de desenvolvimento, o projeto de Vilamoura tem já em operação 9 localizações com carregadores ultrarrápidos duplos de 100kW, o que se traduz em 18 pontos de carregamento a servirem o mesmo número de lugares de estacionamento.

O projeto prevê ainda a construção até janeiro de 2024 de mais 10 localizações com carregadores ultrarrápidos duplos de 100kW.

Tudo somado, os 38 pontos de carregamento que estarão então em operação farão de Vilamoura a localidade com a maior densidade de pontos de carregamento ultrarrápidos do país em domínio público, de acordo com a Galp.

Em Santa Maria da Feira, o projeto em desenvolvimento resulta de uma concessão municipal que prevê 44 localizações: 40 carregadores normais (22kW) e 4 carregadores rápidos (50kW). Em operação estão já 13 localizações, prevendo-se que, quando terminada a construção total, esta concessão fique com 88 pontos de carregamento disponíveis no município, com uma dispersão geográfica que cobre todas as juntas de freguesia com uma solução de carregamento de veículos elétricos.

A rede Galp opera neste momento mais de 2600 pontos de carregamento, com uma capacidade instalada de 45MW. Até ao final de 2023, a empresa espera ter instalados 5000 pontos em Portugal e Espanha, para um total de dez mil em 2025 na Península Ibérica.