Viritech Apricale: hipercarro a hidrogénio de 1087 cv mostrado em Goodwood

26/06/2022

A Viritech Apricale é um hiperdesportivo, com design Pininfarina, com menos de 1.000 kg e zero emissões que produz 1.087 cv (800 kW).

A empresa britânica Viritech lançou no Goodwood Festival of Speed ​​neste fim de semana o seu hipercarro Apricale. O automóvel mede 4,550 metros de comprimento e tem 1.087 cv (800 kW), combinando um sistema de célula de combustível com uma pequena bateria de 6 kWh que possui um “alto nível C” (taxa de carga-descarga) para que possa recarregar rapidamente.

O modelo tem 400kW em cada eixo, tração às quatro rodas, além de 1000 Nm de binário.

Isso resulta em 0-100 km/h em menos de 2,5 segundos, com uma velocidade máxima de 322 km/h.

De acordo com o fabricante, o Apricale pode carregar totalmente as suas células em menos de um minuto, permitindo recuperar níveis sem precedentes de energia através da travagem regenerativa.

Uma das desvantagens dos veículos movidos a hidrogénio reside nos pesados ​​tanques de armazenamento de hidrogénio necessários para suportar a pressão. Usando compósitos leves e resina, a Viritech reduziu significativamente o peso dos depósitos, o que reduz o peso e aumenta a autonomia.

Assim, o modelo tem um peso abaixo de uma tonelada. Ou seja, em vez de reforçar os tanques de hidrogénio e depois encontrar espaço para serem arrumados no chassis, a Viritech fez dos tanques uma parte estrutural do composto de fibra de carbono do chassis monocoque.

OS TANQUES DE HIDROGÉNIO DE 5,4 KG QUE SUPORTAM 700 BAR GARANTEM UMA AUTONOMIA PARA 483 KM.

Neste hipercarro, tanto a célula de combustível como a bateria podem alimentar o veículo, com a Viritech a sugerir que a bateria se encarregará da baixa velocidade e a célula de combustível irá tratar das restantes velocidades.

“As células de combustível de hidrogénio têm sido, até agora, usadas como extensores de autonomia para motorizações com baterias no seu coração”, explica Matt Faulks, CTO da Viritech. “Nós viramos essa abordagem de cabeça para baixo, desenvolvendo uma motorização em torno de um sistema de célula de combustível de centenas de kW suportado por uma bateria leve, mas altamente eficiente. Isso oferece o desempenho de um hipercarro para a Apricale, mas com menos da metade do peso dos hipercarros BEV típicos.”

Essa redução de peso – prossegue a explicação a marca – “não apenas transforma a dinâmica de condução da Apricale, mas a nossa dependência reduzida de baterias significa uma menor necessidade de minerais de terras raras.”

A carroceria foi projetada pela Pininfarina, mas o Apricale, em exibição em Goodwood, ainda não está totalmente funcional, com o primeiro protótipo XP1 previsto para o final de 2022. A data prevista para a sua entrada em produção é 2023, numa edição limitada a 25 unidades que deverá chegar aos clientes em 2024.