Publicidade Continue a leitura a seguir

Volante do Bentley Continental GT3 também serve para guiar nas consolas

Publicidade Continue a leitura a seguir

A peça de competição criada pela Fanatec foi desenvolvida em parceria com a marca britânica de automóveis de luxo.

Os simuladores de condução estão cada vez mais próximos da realidade. E marcas como a Fanatec, empresa com mais de duas décadas de experiência na criação de equipamentos de videojogos, parecem apostadas em fortalecer mais a ligação entre o que é real e o que acontece na sala de nossas casas.

O mais recente exemplo dessa aposta é este novo volante de competição, criado para equipar o especialíssimo Bentley Continental GT3, com que Rhys Millen irá tentar bater o recorde na mítica rampa de Pikes Peak, e que também pode ser usado em videojogos.

Fabricado para obedecer aos rigorosíssimos critérios da competição, e para o ‘gamer’ que apenas se conforma com o máximo realismo possível, este volante está construído em fibra de carbono e magnésio, revestido a Alcantara, incorporando ao centro um ecrã circular que oferece dados sobre telemetria e funcionamento do veículo (real ou virtual). Este visor com 3,4 polegadas mostra ainda as seleções de marchas e todas as configurações do piloto.

Duas rodas direcionais FunkySwitch, uma de cada lado do ecrã, permitem escolher entre sete posições, havendo ainda vários botões acionáveis com os polegares e quatro patilhas em carbono.

O Bentley Continental GT3 vai estrear-se na rampa no próximo dia 27 de junho, com um motor V8 de 4,0 litros com dois turbos para potência de 750 CV e 1.000 Nm. Já o volante ainda não tem data de lançamento e preços conhecidos.

Paul Williams, diretor da Bentley Motorsport, fã confesso dos simuladores afirma que “não há forma mais realista de os entusiastas dos jogos experimentarem a emoção de conduzir um dos carros mais rápidos da marca”.

Já Thomas Jackermeier, diretor da Fanatec, não tem dúvidas de que se trata do “volante mais avançado” que fabricaram e se utilizará num carro que é impressionante. “Foi uma honra fabricar um volante icónico para um carro icónico que competirá na lendária Pikes Peak International Hill Climb, e os nossos clientes podem fazer parte dela e conduzir exatamente o mesmo volante num simulador”, acrescentou.