O casal Prerak e Neha Patel seguiam na autoestrada a bordo do Tesla Model Y que compraram novo cinco dias antes, quando o condutor ficou com o volante nas mãos… literalmente! A peça separou-se da coluna de direção em pleno andamento e foi com muita sorte à mistura que conseguiram imobilizar o veículo em segurança na berma da estrada, sem volante.
A situação tornou-se viral na Internet, reacendendo a discussão em torno da imagem de robustez e fiabilidade dos produtos da marca de Elon Musk, após a falha grave que colocou em perigo não apenas os proprietários do elétrico da Tesla, mas todos os utilizadores da via.
Tesla já tem resposta, mas não é defeito…
Também nas redes sociais, o casal de proprietários deste veículo partilharam cada um dos passos dados pelo fabricante depois de receber a reclamação. Primeiro, a solução passaria por reparar o modelo, o que teria um custo de 100 euros… para o dono do carro! Isto apesar do programa de garantia perfeitamente válido.
@elonmusk @TeslaOwnersWW @BLKMDL3 Family was excited to receive Tesla Y delivery on 1/24/2023. Was driving on highway and all the sudden steering wheel fall off, was lucky enough there was no car behind and I was able to pull on devider #SafetyFirst #Fixit #TeslaModelY #help pic.twitter.com/4UMokFA2cv
— Prerak & Neha Patel (@preneh24) January 30, 2023
Só mais tarde, porventura mais atentos à gravidade da situação, a Tesla se disponibilizou para recomprar o Model Y, mas sem deixar de sublinhar que o faria por simpatia, já que o carro, alegadamente, não tinha qualquer problema.
“Embora a Tesla tenha determinado que o veículo não apresentava nenhum defeito ou qualquer outro motivo que pudesse ser coberto pela garantia ou que implique responsabilidade da Tesla, decidimos recomprar o veículo como um gesto de boa vontade”, pode ler-se na carta que a empresa enviou aos clientes visados.
As 83% voted for a new car, my car was bought back by @Tesla and received a loaner Tesla Y till I get a new car.
I am grateful to all of you for continued support and extending it to media coverage, and the Springfield/Princeton Tesla Devean(GM)’s team. pic.twitter.com/91ezcoOCkp
— Prerak & Neha Patel (@preneh24) February 7, 2023
Mais estranho ainda é que este episódio surreal parece não ter afetado a relação de confiança entre as duas partes, uma vez que o casal Patel, depois de vender o carro sem volante à Tesla, voltou a comprar um Model Y.