Volantes redondos já eram: GM também aposta no retângulo

27/08/2021

O primeiro volante para automóvel surgiu em julho de 1894, no Panhard 4 CV de Alfred Vacheron, na corrida Paris-Rouen. E, em mais de 120 anos, foi aumentando de tamanho, adotando novos materiais e ganhando funções secundárias e tecnologia, mas sem abandonar a sua forma circular. Mas parece que têm os dias contados!

Para além dos carros de Fórmula 1, também nos automóveis de todos os dias os volantes estão a ser “achatados”: espreite-se, por exemplo, para os interiores dos Peugeot recentes, com o tão apreciado i-Cockpit…

Mas o molde mais extremo está, claramente, na Tesla, que inventou o “yoke”, um volante do tipo manche de avião, para as gerações novas dos Model S e Model X.

E a marca de Elon Musk não está sozinha na criação de formatos alternativos. Também a General Motors acaba de apresentar o seu volante… retangular.

Trata-se, para já, de um mero exercício de estilo, eventualmente para medir o nível de recetividade à inovação.

O formato é familiar, assemelha-se a uma consola de jogos portátil, com um ecrã tátil ao centro, entre as duas pegas revestidas a couro ou numa pele sintética de qualidade, enquanto os comandos hápticos nas laterais servem de atalhos para todas as funções do veículo.

Está pensado para ser embutido no painel de bordo quando deixa de ser necessário, sempre que ativamos o modo autónomo de condução.

Na era da digitalização, o formato angular também facilita a visão para os vários ecrãs no habitáculo, além de ajudar a tornar mais fáceis as entradas e saídas do veículo. Só vantagens?