M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Volkswagen anunciou que vai deixar de produzir o Beetle, afetuosamente conhecido em Portugal como Carocha. O “carro do povo” alemão, que tinha abandonado a Europa em 1979, ganhou uma nova vida em 1997 como um modelo propositadamente retro, e depois sofre uma grande renovação, com uma nova geração, em 2011. Agora, também esta geração vai deixar de produzida, sem nada para o seu lugar.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Já se esperava que o Beetle não ia ter muito mais tempo de vida. Esta geração partilhava a sua plataforma com a geração anterior do Golf, e apenas o Scirocco, também ele com um futuro curto, partilhava a sua base técnica. Este Beetle deixou a sua marca na VW por ser um modelo com uma aparência mais dinâmica que o de 1997, só com motores turbo.

O Volkswagen Beetle também teve direito a uma versão descapotável, recebendo depois algumas versões especiais de homenagem, incluindo uma com tampões das rodas a imitar os do modelo original dos anos 40, ou uma variante Dune Beetle, com aparência de SUV. O carro foi usado em competição no Global Rallycross, nos Estados Unidos (pilotado até por um ex-piloto de F1) e também teve direito a um modelo único, o LSR, para bater um recorde de velocidade no lago salgado de Bonneville.

O Beetle pode não ter substituto, mas isso não significa que a Volkswagen não vai ter carros retros. O I.D. Buzz vai servir para trazer de volta a “pão-de-forma”, agora sob forma elétrica. E talvez dentro de cerca de uma década o saudosismo obrigue a VW a ressuscitar o “carocha”, também de uma forma mais ecológica.

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