Depois de um intervalo de três anos, a Volkswagen volta a estar na Techno Classica deste ano, de 12 a 16 de Abril, apresentando os seus modelos históricos, mostrando ser uma marca “com coração”. A sua presença em Essen foca-se no Volkswagen Passat – um herói quotidiano e um clássico do design, que celebra meio século de sucesso.
Em 1973, o Passat representou o início de uma importante campanha de produtos Volkswagen e assinalou o início de uma nova era para a tecnologia automóvel. O designer automóvel italiano Giorgetto Giugiaro foi o responsável pelo design da nova família – embora o original, referido como o EA 272, tenha sido eliminado por razões financeiras. Giugiaro continuou, no entanto, a desenvolver um modelo mais racional com base no Audi 80 B1, apresentando um hatchback bem definido e uma secção frontal modificada. O Passat original continua a ser um ícone de design até aos nossos dias. As criações de Giugiaro incluem também o Scirocco I e o Golf I, ambos lançados no ano seguinte. O Volkswagen Passat fez a sua estreia em 1973 como uma berlina hatchback de duas e quatro portas. Seguiu-se a versão carrinha, em Janeiro de 1974.
“Sempre a reinventar-se” – é o lema que a Volkswagen Classic escolheu para assinalar o aniversário. O Volskwagen Passat é e sempre foi um automóvel para a vida toda. Desde o início que os clientes apreciaram as suas qualidades gerais. Ao longo de oito gerações, o automóvel tem continuado a melhorar e a desenvolver-se e tem mostrado, constantemente, ideias inovadoras e arrojadas de design, transmitindo os seus pontos fortes, experimentados e testados de uma geração para outra. O stand da Volkswagen Classic apresentará cinco veículos que representam as origens históricas do modelo.
Passat B1 LS de 1973
A Volkswagen Classic apresentará em Essen o automóvel mais antigo da família. O especial Passat B1 LS de 1973 faz parte da coleção da Fundação AutoMuseum da Volkswagen. Tem o número de identificação de veículo 2, o que o torna o Volkswagen Passat mais antigo do mundo.
Volkswagen Passat B1 L (1974)
A amplitude é a sua força: em Janeiro de 1974, Wolfsburg acrescentou a carrinha Passat à sua gama. Prática e com uma forma perfeita, foi um sucesso estrondoso logo desde o início. Ao passar por várias gerações de modelos, a carrinha familiar Passat conquistou um lugar no coração dos seus proprietários.
O Passat B1 L de 1974 em Atlas White da Volkswagen Classic já provou em vários eventos de condução que se pode ter muita diversão na condução vintage com 40 kW (55 CV).
Tecnologias modernas e eficiência: o Passat B2 foi apresentado em Outubro de 1980. Esta segunda geração era efectivamente maior do que a sua modesta antecessora, a B1, o que a tornava facilmente reconhecível. Para começar, o Passat II surgiu como uma berlina hatchback e como uma carrinha de cinco portas. Em combinação com o motor de 1,6 litros de 55 kW (75 CV), o Passat B2 inicialmente também foi proposto como uma versão de Formula E. Esta antecipou inovações como o sistema start/stop.
O Passat B2 CL Formula E em Diamond Silver Metallic faz parte da coleção de veículos Volkswagen Classic e também celebrará aniversário em Essen: recebeu a sua homologação a 5 de Abril de 1983, o que significa que o automóvel cumpre 40 anos este ano.
Volkswagen Passat B3 Estate GT G60 Syncro (1991)
Dinâmica e desportividade: o Passat provou as suas valências desportivas em múltiplas versões de modelos, mostrando confiança, mas permanecendo discreto. A terceira geração Passat foi lançada em 1988 e apresentava um design, pacote, tecnologia e interior completamente novos. Estava disponível na versão berlina e em carrinha. O pacote de especificações GT representava a versão desportiva do Passat, enquanto o Passat G60 com motor de 1,8 litros, 118 kW (160 CV) e tração às quatro rodas Syncro foi o modelo topo de gama cobiçado a partir de 1989.
Volkswagen Passat B2 Electronic (1983)
Na exposição deste ano, a Fundação AutoMuseum estará representada no stand da Volkswagen. Também aqui, um veículo muito especial estará em exposição para assinalar o aniversário: o Volkswagen Passat B2 Electronic, um modelo único de 1983.
O concept car representou uma versão lifestyle do Passat com tracção às quatro rodas, um turbocompressor, uma extensa microeletrónica, como um sistema de navegação, infotainment e uma série de controlos eléctricos. Era uma visão do futuro que certamente teria ganho muitos adeptos.