Volkswagen cria caixa portátil para converter furgões em autocaravanas

16/02/2022

O módulo que a Volkswagen chama de “casa portátil numa caixa” pode ser configurado a gosto, para instalar no compartimento de carga dos furgões da marca.

A pandemia fez disparar a popularidade das autocaravanas, que ganharam o estatuto de alternativas seguras para férias. O mercado, naturalmente, acompanhou a tendência e as novas propostas surgem em catadupa. A mais recente surge da Volkswagen, configurando uma solução de baixo custo para quem não está disposto a investir num veículo do género. Basta para isso que tenha na garagem de casa ou da empresa um dos furgões da marca alemã e adquirir um dos módulos da linha de acessórios chamada “mobile home in box”, que torna muito fácil converter qualquer comercial numa “camper” pronta para viajar.

O conceito é engenhoso e surpreende pela simplicidade. Trata-se de um sistema modular que basicamente se concentra numa caixa que contém vários compartimentos onde está incluído o equipamento necessário para pernoitar na natureza. Tudo arrumado numa “caixa”, pensada para ocupar o menor espaço possível e muito fácil de instalar no piso do porta-bagagens.

A opção mais barata chama-se KombiBox e tem abastecimento de água, uma pequena cozinha e alguns espaços de arrumação. O mais completo, com a denominação BusBox, já acrescenta uma cama com colchão, uma cozinha maior, com dois fogões, maior capacidade de armazenamento de água e maiores espaços de arrumação.

Para já, os módulos “casa numa caixa” da Volkswagen estão apenas disponíveis no Reino Unido, onde o KombiBox para o Caddy vai custar cerca de 3.200 euros (versão com colchão acresce 590 euros) e o sistema BusBox, disponível para o Caravelle, terá um preço de 3.958 euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.