Primeiro modelo 100% elétrico produzido pela Volkswagen com base na plataforma MEB, há dois anos, o ID.3 recebe a sua primeira atualização de relevo, tanto em termos de software, como nos revestimentos interiores, procurando oferecer maior qualidade a bordo. O novo ID.3 é um dos dez modelos elétricos que a marca alemã vai lançar até 2026 e chegará a Portugal em julho deste ano.

O ID.3 desempenhou um papel importante na estratégia da Volkswagen, ao ser o primeiro modelo puramente elétrico a ter por base a plataforma MEB desenvolvida pelo Grupo Volkswagen para os automóveis a bateria, substituindo também o e-Golf. Nesta atualização de meio de ciclo, o renovado ID.3 conta com uma estética mais desportiva e aerodinâmica melhorada.

Na dianteira, destaque para as entradas de ar otimizadas no novo para-choques, enquanto o capot parece agora ser mais longo na medida em que a faixa preta sob o para-brisas foi removida. O fluxo aerodinâmico foi melhorado substancialmente também junto às rodas dianteiras. Na traseira, os farolins bipartidos são também novidade. A gama de cores exteriores passa a incluir algumas novas tonalidades.

A bordo, a marca procurou responder a algumas críticas relativamente à qualidade dos materiais, atuando agora neste aspeto. Assim, recorre a materiais sustentáveis com pespontos contrastantes nalguns elementos a elevarem a sensação de qualidade geral. A Volkswagen utiliza a microfibra ‘Artvelours Eco’, composta em 71% por materiais reciclados, nos revestimentos das portas e dos bancos, descartando também a utilização de qualquer componente de origem animal no interior.

Outras melhorias incluem superfícies macias em maior número, com os painéis das portas a terem também áreas macias mais amplas.

Tecnologia e conectividade

O ID.3 progride também na conectividade, com funções de série como o ‘Plug & Charge’ que realiza a autenticação e inicia o processo de carga automaticamente quando o cabo é ligado ao veículos nas estações aderentes. Adicionalmente, conta também com o programador inteligente de rotas, que calcula as paragens para carregamento num percurso introduzido no sistema de navegação para que o destino seja atingido o mais rapidamente possível e com recurso a dados em tempo real de trânsito.

As paragens para carregamento são avaliadas de forma dinâmica com base na capacidade dos postos de carregamento e no seu fluxo de utilização. Caso estejam ocupados, o sistema não os sugere em primeiro lugar.

A nova geração de software é igualmente introduzida no ID.3, podendo receber atualizações remotas. O painel de instrumentos minimalista com um ecrã de 13.4 cm (5.3 polegadas) mantém-se. No centro do tablier está um ecrã tátil de 12 polegadas que comanda as principais funcionalidades do veículo, com um menu reformulado a pedido dos clientes.

Opcionalmente, o ID.3 pode receber o sistema head-up display com realidade aumentada que projeta as informações essenciais da condução no para-brisas, aparentando estar dez metros à frente do condutor para uma melhor visualização.

De resto, está repleto de assistentes de segurança de última geração, como o Travel Assist opcional que inclui transmissão de dados em ‘enxame’, bem como o sistema de cruise control adaptativo que pode assumir a condução em autoestrada e, agora, também em estradas nacionais desde que estejam reunidas algumas condições específicas, como marcações perfeitas do asfalto.

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