A Volkswagen apresentou o novo ID.7, o primeiro modelo elétrico global da marca para a classe média superior, que se destaca pela autonomia de até 700 quilómetros (embora esteja ainda em processo de homologação europeia), pelo interior espaçoso e pela tecnologia de ponta. O lançamento do ID.7 está previsto para este ano na Europa e na China e, a partir de 2024, na América do Norte.

O mais recente membro da família ID volta a ter como base a plataforma MEB, dedicada exclusivamente para veículos elétricos, caracterizando-se então pela ampla distância entre eixos que permite assim oferecer habitabilidade superior e pelo acolhimento tecnológico de alta relevância, não faltando também a atenção à qualidade.

Posicionado como um modelo análogo ao Passat (sabendo-se já que este não terá versão berlina na nova geração), o ID.7 deverá ocupar o seu lugar enquanto modelo de segmento superior da Volkswagen, com quase cinco metros de comprimento. Concebido com base em princípios aerodinâmicos para salientar a sua eficiência, o desenho é exemplificativo desse mesmo cuidado com semelhanças a um coupé para um coeficiente de arrasto de cerca de 0,23 Cd, dependendo do equipamento do veículo.

Por outro lado, o ID.7 é o primeiro modelo MEB com uma geração de unidades completamente nova e altamente eficiente. Com 210 kW/286 CV, é o motor elétrico mais potente e de maior potência de um modelo ID (os GTX apresentam potência total mais elevada, mas contam com dois motores), podendo ser utilizada no ID.7 independentemente do tamanho da bateria escolhida. A unidade de potência com a designação interna APP550 foi desenvolvida em conjunto com o Grupo Volkswagen Components em Kassel (Alemanha) e é também aí produzida.

A nova unidade elétrica foi otimizada especialmente em termos do seu consumo energético. Dependendo do tamanho da bateria, prevê-se que serão possíveis gamas de autonomia em ciclo combinado WLTP de até 700 quilómetros e capacidades de carregamento rápido até cerca de 200 kW em postos dedicados.

“Com o ID.7 estamos a dar o próximo passo na nossa ofensiva elétrica. A limousine oferece um elevado nível de conforto e elevada autonomia. Já em 2026, vamos oferecer a gama elétrica mais ampla de todos os fabricantes na Europa – desde o modelo entry-level, o ID.2all até ao ID.7 como o novo modelo de topo dentro da família ID. O nosso objetivo é atingir uma quota de 80% de carros elétricos na Europa até 2030. A partir de 2033, a Volkswagen produzirá apenas veículos elétricos na Europa”, reafirma Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen.

Novo conceito de funcionamento e visualização

O ID.7 é o primeiro Volkswagen a apresentar um novo conceito de funcionamento e de apresentação de informações, com a marca alemã a garantir que reagiu ao feedback dos seus clientes, melhorando a experiência operacional em áreas relevantes. Desta forma, dispõe de um ecrã do sistema de infoentretenimento de 38 centímetros (15 polegadas), visor de realidade aumentada e de um novo conceito de funcionamento do ar condicionado integrado no nível superior do sistema de infoentretenimento, bem como botões favoritos de livre atribuição.

Adicionalmente, a barra deslizante de toque junto ao ecrã central passa a ter também retroiluminação para melhor ativação à noite. Já no que toca aos elementos de conforto, o ID.7 recorre a novos bancos com massagem e a tejadilho panorâmico regulável eletronicamente, com ‘smart glass’, pode ser alternado entre configurações opaca e transparente, através de controlo tátil. À semelhança de várias outras funções no ID.7, o tejadilho também pode ser operado por meio de comandos de voz naturais – é acionado através do novo assistente de voz IDA.

Os bancos dianteiros opcionais são também um novo desenvolvimento: pela primeira vez num Volkswagen, oferecem opcionalmente um banco adaptável Climatronic – com refrigeração ou aquecimento conforme necessário e também uma função de secagem. Está também disponível uma função de massagem com o selo de aprovação da campanha alemã “Healthier Backs” (AGR).

A gama de opções é completada por um sistema de som de 700 watts de Harman Kardon: 14 altifalantes de gama alta, incluindo altifalante central na frente e subwoofer no compartimento de bagagem.

Tornar a viagem segura

A tecnologia Travel Assist com ‘swarm data’ (dados por enxame) pode assumir o controlo lateral e longitudinal do ID.7 conforme necessário, sendo uma funcionalidade desenvolvida em conjunto com a CARIAD, empresa de software do Grupo VW. Se disponível, o ID.7 pode também utilizar o Travel Assist para apoiar a mudança de faixa de rodagem assistida na autoestrada de faixas múltiplas a velocidades superiores a 90 km/h. O condutor supervisiona, mas o esforço de condução é significativamente reduzido.

Quando se trata de estacionamento, este elétrico pode executar independentemente manobras assistidas de diferentes formas. Uma delas é o estacionamento com função de memória ao longo de uma distância até 50 metros. Para tal, o condutor permanece sentado no ID.7 ou monitoriza o estacionamento a partir do exterior do veículo, utilizando a app do smartphone.

O novo ID.7 será produzido na fábrica da Volkswagen em Emden (Alemanha) para os mercados europeu e norte-americano. Na China, os modelos ID.7 correspondentes serão produzidos localmente.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.