Na Europa o monovolume Sharan parece ter os dias contados, à medida que aquele formato familiar perde cada vez mais terreno para os modernos SUV. Tanto mais que a Volkswagen não consegue garantir que o modelo, que termina o seu ciclo de vida no final deste ano, tenha um sucessor no catálogo.

Ao contrário, na China, nos Estados Unidos ou em mercados como o mexicano, a fórmula de funcionalidade e versatilidade dos MPV continua a ter adeptos, que a marca alemã quer conquistar com estreante Viloran.

Para já, o modelo é exclusivo do mercado chinês, onde se vendem mais de dois milhões de monovolumes todos os anos, mas chegará a outros países asiáticos.

O Viloran está construído sobre uma versão adaptada da plataforma modular (MQB) da Volkswagen, mede 5,34 de cumprimento e está disponível nas variantes de cinco, seis ou sete lugares.

A oferta de motores está limitada à mecânica 2.0 TSI a gasolina, nas versões com 180 e 220 cv. Já a completa dotação de equipamento é um dos trunfos, tendo entre as opções o teto panorâmico, os acabamentos em pele, sistema multimédia com leitor de DVD e ecrã tátil com 9,2 polegadas, além de uma completa gama de itens de segurança. As portas traseiras deslizantes facilitam o acesso ao habitáculo.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.