Volkswagen mostra imagens finais do ID Buzz, cinco lugares e cargo

11/03/2022

A Volkswagen mostrou, finalmente, as imagens oficiais do tão aguardado ID. Buzz. O verdadeiro herdeiro do Pão de Forma, agora em modo elétrico, foi desenvolvido partir da plataforma MEB do Grupo Volkswagen e vai surgir com motor elétrico de 150 kW e bateria de 77 kWh. A autonomia vai rondar os 400 km.

O ID. Buzz passa a ser a nova face a mobilidade sustentável da marca alemã. O design é inspirado no modelo original, mas com laivos de modernidade, como os faróis e farolins em LED, acima da média para um veículo com estas caraterísticas. A Volkswagen adianta que se trata do primeiro MPV com o coeficiente aerodinâmico de um automóvel, permitindo reduzir o consumo de energia e aumentar a autonomia.

O novo ID Buzz apresenta uma longa distância entre-eixos de quase três metros, mas uma carroçaria compacta, com um comprimento exterior de 4,71 metros, uma altura de 1,94 metros e uma largura de 1,99 metros (mais 8,1 cm do que a Transporter 6.1). O diâmetro de viragem das rodas é reduzido, de 11,1 metros, semelhante ao de um Volkswagen Golf.

A longa distância entre-eixos permitiu otimizar o espaço interior deste modelo que estará à venda em duas versões: passageiros, denominada ID Buzz, oferece uma lotação de até cinco ocupantes e uma bagageira com capacidade de 1121 litros com os bancos traseiros em posição normal; depois há o furgão, designado por ID Buzz Cargo, terá dois ou três lugares dianteiros, uma divisória fixa a separar de um compartimento de carga com um volume útil de 3,9 m3 e capacidade de carga de 600 kg, mais 100 kg no tejadilho.

O ID Buzz e o ID Buzz Cargo vêm equipados com uma bateria que tem uma capacidade útil de 77 kWh (total de 82 kWh) que fornece energia a um motor elétrico de 150 kW, o qual, tal como sucedia com o motor horizontal do “Pão de Forma”, transmite a potência às rodas traseiras.

A bateria está localizada no piso, garantindo não só uma boa distribuição do peso, mas também um baixo centro de gravidade ao veículo. A bateria pode recuperar a sua capacidade em wall boxes ou postos públicos de 11 kW em corrente alterna ou em postos rápidos em corrente contínua até 170 kW, permitindo carregar entre 5 a 80% em cerca de 30 minutos.
Assistência à condução

Contará com a função “Plug & Charge”, a qual possibilita a autenticação num posto de carregamento rápido compatível através do cabo de carregamento, utilizando o padrão ISO 15118. Além disso também disponibilizará a função de carregamento bidirecional, quer para a rede doméstica, quer para a pública.

O Volkswagen ID Buzz poderá ser encomendado a partir de maio, mas as primeiras unidades só começam a ser entregues no último trimestre deste ano.