A Volkswagen promete Golf GTD novo no Salão de Genebra, e com um dos motores de combustão mais limpos da atualidade.

A marca alemã decidiu antecipar a estreia da versão mais desportiva com motor Diesel no portefólio do compacto da marca alemã, com a revelação de uma primeira imagem “teaser” que projeta as linhas futuristas da dianteira do automóvel.

Lançado pela primeira vez em 1982, o Golf GTD é modelo icónico na história recente da VW, que não abdica de sucessor baseado na 8.ª geração do best-seller.

Entre os trunfos, visual obviamente muito modernizado, já em linha com os restantes elementos da atual gama, e uma versão revista e atualizada do motor 2.0 TDI, otimizado para atingir potência de 200 cv (mais 16 cv do que o turbodiesel antecessor), com a marca a anunciar “melhores performances, em harmonia com superior eficiência no consumo e nas emissões”.

Segundo a VW, o vindouro Golf GTD estará mesmo equipado com “um dos motores de combustão mais limpos do mundo”, incorporando nova tecnologia de pós-tratamento de gases de escape, com recurso a uma nova geração do sistema de AdBlue, de injeção dupla através de três conversores catalíticos, a permitir uma redução de até 80% no nível de emissões de óxido de nitrogénio (NoX).