Volkswagen recupera Pão de Forma com oito rodas

29/05/2022

Na década de 60, um mecânico austríaco criou o Pão de Forma para conduzir na neve e em todo o tipo de terreno mais exigente. A divisão de comerciais da Volkswagen trouxe-o de novo à vida.

Já apresentado nas versões de passageiros e comercial (Cargo), o Volkswagen ID. Buzz, o herdeiro espiritual do velhinho Pão de Forma 100% elétrico, deverá conhecer também uma versão Califórnia, para autocaravanistas. Mas, ao que tudo indica, a gama do clássico reinventado pode não ficar por aqui. Uma nova imagem inédita recentemente publicada pelo chefe do design da marca alemã alimenta rumores sobre o lançamento de uma variante pick-up.

O que dificilmente veremos no catálogo será algo parecido com a original Half-track Fox, um Pão de Forma com quatro eixos e oito rodas criado na década de 1960 por um mecânico austríaco, Kurt Kretzner, e que a divisão de comerciais da Volkswagen acabou de recuperar.

Trata-se de um dos dois exemplares criados com base no comercial de 1962 para servir esquiadores ou quem necessitasse de automóvel capaz de circular sem percalços os caminhos gelados das montanhas.

A solução estava na configuração de dois eixos à frente com duas filas de rodas duplas de 14 polegadas e, nos traseiros, com lagartas, rodas jantes de 13 polegadas, travões de disco em cada roda, diferencial de deslizamento limitado e um raio de viragem de 10 metros.

O motor é o quatro cilindros de fábrica com 1192 cc a debitar 34 cv.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.