Volkswagen suspende produção e operações na Rússia

04/03/2022

Consórcio alemão defende via diplomática na Ucrânia e junta-se ao conjunto de construtores automóveis que suspenderam operações na Rússia.

Depois de BMW, Ford e Volvo, é agora a vez da Volkswagen tomar posição contra o conflito militar na Ucrânia, anunciando já a interrupção imediata na exportação de novos veículos para a Rússia, mas também a suspensão da produção nas duas fábricas do consórcio alemão em solo russo.

“O Grupo Volkswagen recebeu as notícias sobre a guerra na Ucrânia com grande consternação e choque. A Volkswagen continua a acreditar no fim das hostilidades e num retorno à diplomacia. Estamos convencidos de que uma solução sustentável para o conflito só pode ser encontrada com base no direito internacional”, explica a empresa em comunicado.

Até lá, e com efeitos imediatos, a marca alemã decidiu interromper o fabrico de automóveis nas unidades russas de Kaluga e em Nizhny Novgorod, que fecham por tempo indeterminado. Estas duas fábricas do Grupo Volkswagen na Rússia empregam 4.800 funcionários.

Antes, a BMW revelou que irá parar a exportação de veículos para a Rússia e também a produção naquele país, “em resultado da atual situação geopolítica”. A rival Mercedes-Benz anunciou também a interrupção das exportações para a Rússia e a paragem das suas fábricas em território russo.

A Volvo foi a primeira fabricante a anunciar a interrupção da sua operação no país invasor. A Ford deu ordem de suspensão ao parceiro russo JV Partners.