Um pesado da marca sueca, que é a maior obra do genialBansky, pode valer 1,5 milhões de euros em leilão da Bonhams. Seguramente, o camião da Volvo mais caro de sempre…

Segundo os especialistas da reputada casa britânica, este é o maior (e mais pesado…) trabalho assinado por Bansky. Um velhinho camião Volvo FL6, de 1988, que o polémico artista de rua transformou em tela gigante, com cerca de 80 m2.

O veículo foi um desafio lançado a Banksy por Mojo, um dos fundadores da companhia Turbozone International Circus, durante um evento de celebração do milénio, realizado em 2000, algures em Espanha. O artista anónimo terá iniciado o trabalho ainda no decorrer da referida festa, finalizando-o, por etapas, nas semanas seguintes.

As imagens pintadas nos painéis do camião mostram a silhueta de uma figura masculina que parece golpear uma televisão com uma marreta, com macacos voadores e estrelas vermelhas em fundo. Do outro lado do veículo, um grupo de soldados em passo de corrida. O título: «Laugh Now But One Day We’ll Be in Charge».

Depois de vários anos a percorrer eventos em toda a Europa e até nos Estados Unidos, como parte do espólio criativo do espetáculo Cinderella, promovido pela Turbozone, a obra integra o catálogo dos leilões automóvel da reputada Bonhams, a realizar em Londres, no próximo dia 13 de setembro.

«Banksy é, indiscutivelmente, o artista mais importante a emergir no novo milénio», explicou Ralph Taylor, especialista da Bonhams para o período do pós-guerra e arte contemporânea.

No ano passado, uma obra do polémico artista, cuja verdadeira identidade se desconhece, protagonizou um momento único, quando se autodestruiu depois de ser vendida por impressionantes 1,18 milhões de euros, numa ação da leiloeira londrina Sotheby’s.

Desta feita, surpresas do género não são esperadas, aguardando-se com alguma expectativa o valor final do negócio, dada a invulgaridade da peça… Os especialistas da Bonhams apontam aos 1,5 milhões de euros. «Os preços das telas de Banksy em nossos leilões recentes demonstram que as suas obras são mais populares do que nunca entre colecionadores de arte de alto nível…» disse Alan Montgomery, da leiloeira britânica.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.