Volvo diminui metas de eletrificação para 2030

04/09/2024

New Volvo XC90 Exteriors
A Volvo assumiu um ajuste na sua meta de ter um portfólio totalmente eletrificado em 2030. O objetivo agora deixa até 10% das vendas no final da década para a comercialização de híbridos ligeiros.

 

Num evento online a partir da sede da Volvo em Gotemburgo, Jim Rowan, o CEO da marca, sublinhou que o passo atrás se dá devido às condições do mercado e da infraestrutura.

“É evidente que a transição para a eletrificação não será linear, e os clientes e os mercados estão a avançar a diferentes velocidades de adoção. Somos pragmáticos e flexíveis, ao mesmo tempo que mantemos uma posição de liderança no sector da eletrificação e da sustentabilidade”, sublinhou.

Na sua apresentação, Rowan garantiu que quando se passa de uma transição de motores a combustão para veículos elétricos, “o pragmatismo ganha o dia e na Volvo Cars não somos dogmáticos quanto às ambições para 2030”.

A marca sueca salienta que a implantação da infraestrutura de carregamento tem sido “mais lenta que o esperado”, ao mesmo tempo que assiste à retirada de incentivos governamentais em alguns mercados e a incertezas adicionais criadas pelas recentes tarifas sobre EVs em vários mercados.

 

Políticas governamentais mais fortes são necessárias

Com isto em mente, a Volvo Cars “continua a ver a necessidade de políticas governamentais mais fortes e mais estáveis para apoiar a transição para a eletrificação”.

A marca sueca tem atualmente cinco automóveis totalmente elétricos já no mercado e outros cinco modelos em desenvolvimento, pelo que afirma que a eletrificação total continua a ser um pilar fundamental da sua estratégia de produto.

O seu objetivo a longo prazo continua a ser o de se tornar uma empresa de automóveis totalmente elétricos, e pretende também atingir zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2040.

 

Mercado não acompanha ambição

Contudo, a empresa percebeu que o mercado não está a acompanhar as suas ambições.

No decorrer do evento, Jim Rowan salientou que “muitas pessoas não estão preparadas para adotar totalmente os automóveis elétricos neste momento.

“Talvez isso se deva ao facto de existirem poucas infraestruturas de carregamento ou de a velocidade de carregamento não ser ainda muito boa” – alertou o CEO da Volvo Cars, que continuou dizendo que “talvez porque se preocupem com a autonomia, ou talvez porque a ideia de mudar para um propulsor elétrico depois de décadas a conduzir carros com motores a combustível seja um grande passo”.

As razões para que o mercado resista à adoção de veículos totalmente elétricas podem ser muitas e a Volvo afirma compreendê-las. “Se é esse o seu caso, nós compreendemos e queremos ajudá-lo no seu percurso”.

É nesse contexto que a Volvo abrandou a sua ambição relativa a 2030, assumindo que até 10% das suas vendas venham a ser de híbridos ligeiros.

A Volvo Cars continua a desenvolver os seus automóveis híbridos ligeiros e plug-in, conseguindo assim um portfólio equilibrado que serve como “uma ponte clara para um futuro totalmente elétrico”.

Até 2025, o objetivo é que a percentagem de produtos eletrificados se situe entre os 50 e os 60 por cento.

“Muito antes do final desta década”, a Volvo Cars terá disponível uma gama completa de automóveis totalmente elétricos. Isto permitirá à empresa passar à eletrificação total à medida que as condições de mercado forem adequadas.

 

“o nosso futuro é elétrico”

A quota de automóveis totalmente elétricos da Volvo Cars situou-se em 26% durante o segundo trimestre de 2024, a mais elevada entre todos os seus pares premium. A sua quota eletrificada – EVs e híbridos plug-in – representava 48%.

De acordo com os dados do setor, o Volvo EX30 é o terceiro veículo 100% elétrico mais vendido da Europa, enquanto o XC60 é o modelo híbrido plug-in mais vendido na Europa desde o início do ano.

“Estamos convictos de que o nosso futuro é elétrico”, afirmou Jim Rowan, diretor executivo da Volvo Cars. “Um automóvel elétrico proporciona uma experiência de condução superior e aumenta as possibilidades de utilização de tecnologias avançadas que melhoram a experiência global do cliente”.

 

Flagship XC90 atualizado

O XC90 atualizado foi apresentado no mesmo evento. Com um novo design exterior mais contemporâneo, com elementos da gama Volvo totalmente elétrica.

Apesar das atualizações ao nível dos faróis e da grelha, em Gotemburgo a ênfase foi para as novidades no interior. Um interior renovado aumenta o sentido prático e traz para o XC90 a mais recente experiência de utilização, que pode ser vista nos novos automóveis elétricos EX90 e EX30. Um ecrã tátil central maior, com uma resolução mais elevada, melhora a experiência do utilizador e abre um mundo de novas funcionalidades, aplicações e, claro, atualizações de software regulares.

“O novo XC90 transpira confiança, e porque não haveria de o fazer? O nosso porta-estandarte híbrido é um dos nossos modelos mais vendidos há anos e continua a ser o favorito de muitos clientes”, afirmou Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.

“Quer procure conforto, espaço, luxo, versatilidade ou eficiência híbrida, o XC90 cumpre todos os requisitos. Em conjunto, o XC90 e o seu irmão EX90 totalmente elétrico oferecem aos clientes as opções que melhor lhes convêm e equipam-nos com um portfólio equilibrado à medida que continuamos a nossa transição para a eletrificação total.”

O novo XC90 pode ser encomendado a partir de hoje.

No evento que decorreu em Gotemburgo, o CEO da Volvo, Jim Rowan, anunciou que o EX90, o SUV de 7 lugares totalmente elétrico, começará a chegar aos primeiros clientes na Europa e nos Estados Unidos ainda este mês.