Num evento online a partir da sede da Volvo em Gotemburgo, Jim Rowan, o CEO da marca, sublinhou que o passo atrás se dá devido às condições do mercado e da infraestrutura.
“É evidente que a transição para a eletrificação não será linear, e os clientes e os mercados estão a avançar a diferentes velocidades de adoção. Somos pragmáticos e flexíveis, ao mesmo tempo que mantemos uma posição de liderança no sector da eletrificação e da sustentabilidade”, sublinhou.
Na sua apresentação, Rowan garantiu que quando se passa de uma transição de motores a combustão para veículos elétricos, “o pragmatismo ganha o dia e na Volvo Cars não somos dogmáticos quanto às ambições para 2030”.
A marca sueca salienta que a implantação da infraestrutura de carregamento tem sido “mais lenta que o esperado”, ao mesmo tempo que assiste à retirada de incentivos governamentais em alguns mercados e a incertezas adicionais criadas pelas recentes tarifas sobre EVs em vários mercados.
Políticas governamentais mais fortes são necessárias
Com isto em mente, a Volvo Cars “continua a ver a necessidade de políticas governamentais mais fortes e mais estáveis para apoiar a transição para a eletrificação”.
A marca sueca tem atualmente cinco automóveis totalmente elétricos já no mercado e outros cinco modelos em desenvolvimento, pelo que afirma que a eletrificação total continua a ser um pilar fundamental da sua estratégia de produto.
Mercado não acompanha ambição
Contudo, a empresa percebeu que o mercado não está a acompanhar as suas ambições.
No decorrer do evento, Jim Rowan salientou que “muitas pessoas não estão preparadas para adotar totalmente os automóveis elétricos neste momento.
As razões para que o mercado resista à adoção de veículos totalmente elétricas podem ser muitas e a Volvo afirma compreendê-las. “Se é esse o seu caso, nós compreendemos e queremos ajudá-lo no seu percurso”.
É nesse contexto que a Volvo abrandou a sua ambição relativa a 2030, assumindo que até 10% das suas vendas venham a ser de híbridos ligeiros.
A Volvo Cars continua a desenvolver os seus automóveis híbridos ligeiros e plug-in, conseguindo assim um portfólio equilibrado que serve como “uma ponte clara para um futuro totalmente elétrico”.
Até 2025, o objetivo é que a percentagem de produtos eletrificados se situe entre os 50 e os 60 por cento.
“o nosso futuro é elétrico”
A quota de automóveis totalmente elétricos da Volvo Cars situou-se em 26% durante o segundo trimestre de 2024, a mais elevada entre todos os seus pares premium. A sua quota eletrificada – EVs e híbridos plug-in – representava 48%.
De acordo com os dados do setor, o Volvo EX30 é o terceiro veículo 100% elétrico mais vendido da Europa, enquanto o XC60 é o modelo híbrido plug-in mais vendido na Europa desde o início do ano.
“Estamos convictos de que o nosso futuro é elétrico”, afirmou Jim Rowan, diretor executivo da Volvo Cars. “Um automóvel elétrico proporciona uma experiência de condução superior e aumenta as possibilidades de utilização de tecnologias avançadas que melhoram a experiência global do cliente”.
Flagship XC90 atualizado
O XC90 atualizado foi apresentado no mesmo evento. Com um novo design exterior mais contemporâneo, com elementos da gama Volvo totalmente elétrica.
Apesar das atualizações ao nível dos faróis e da grelha, em Gotemburgo a ênfase foi para as novidades no interior. Um interior renovado aumenta o sentido prático e traz para o XC90 a mais recente experiência de utilização, que pode ser vista nos novos automóveis elétricos EX90 e EX30. Um ecrã tátil central maior, com uma resolução mais elevada, melhora a experiência do utilizador e abre um mundo de novas funcionalidades, aplicações e, claro, atualizações de software regulares.
“O novo XC90 transpira confiança, e porque não haveria de o fazer? O nosso porta-estandarte híbrido é um dos nossos modelos mais vendidos há anos e continua a ser o favorito de muitos clientes”, afirmou Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.
“Quer procure conforto, espaço, luxo, versatilidade ou eficiência híbrida, o XC90 cumpre todos os requisitos. Em conjunto, o XC90 e o seu irmão EX90 totalmente elétrico oferecem aos clientes as opções que melhor lhes convêm e equipam-nos com um portfólio equilibrado à medida que continuamos a nossa transição para a eletrificação total.”
O novo XC90 pode ser encomendado a partir de hoje.
No evento que decorreu em Gotemburgo, o CEO da Volvo, Jim Rowan, anunciou que o EX90, o SUV de 7 lugares totalmente elétrico, começará a chegar aos primeiros clientes na Europa e nos Estados Unidos ainda este mês.