Volvo XC40: O novo reforço da ‘armada’ sueca!

21/09/2017

Muita expectativa se gerou em torno do novo Volvo XC40 e, depois de terem aparecido online algumas imagens antes do tempo, hoje ficou-se a conhecer de forma oficial o novo SUV da marca sueca, cujos preços de entrada irão rondar os 36.000 euros para a versão a gasolina.

A mais recente joia da coroa sueca foi apresentada em Milão, a capital da moda, e promete revolucionar o segmento dos pequenos SUV. Este lançamento significa também que, pela primeira vez na sua história, a Volvo Cars tem uma oferta disponível de três modelos SUV a nível mundial num segmento em rápido crescimento, prometendo alavancar ainda mais as suas vendas e resultados financeiros.

Este é o primeiro modelo Volvo construído com base na nova plataforma CMA – Compact Modular Architecture que servirá de base aos futuros modelos da gama 40 onde se irão incluir modelos totalmente elétricos. A sua produção terá lugar na fábrica belga de Gent, já em novembro.

Este novo modelo, que se junta ao XC60 e ao XC90 na lista de crossovers da Volvo, promete, de acordo com a marca, muito espaço e funcionalidade a bordo, com uma abordagem “radical ao nível do armazenamento no seu interior”, ao oferecer mais espaço nas portas e debaixo dos assentos. Indo ao encontro dos novos tempos da conectividade e dos jovens, disponibiliza um espaço para telefones onde se inclui capacidade de carregamento, pequenos ganchos para sacos e caixa amovível para armazenamento de resíduos.

O novo XC40 partilha ainda de alguma irreverência escandinava ao revelar um desenho mais agressivo, em linha com os XC60 e XC90, mas com maior ênfase na personalização e nas cores mais garridas, com o vermelho, por exemplo, a ser uma das cores utilizadas nos modelos de apresentação. A solução estética para o pilar C, muito subido, é interessante, mas resta saber como será a nível do interior e da luminosidade.

Segurança à ‘la Volvo’

A segurança é, tradicionalmente, um elemento que a Volvo tem sempre em grande conta, pelo que o novo XC40 não é diferente, com muita atenção dada à estrutura de segurança e aos airbags, que surgem em grande número. Este SUV irá utilizar as tecnologias de segurança, de conectividade e de infoentretenimento já vistas nos modelos da gama 90 e 60.

Ao nível da Segurança e Assistência à Condução este novo modelo inclui os sistemas Pilot Assist de condução semiautónoma, a mais recente geração do City Safety, sistema Run-off Road Protection & Mitigation, Cross Traffic alert com travagem automática e câmara 360° de apoio às manobras de estacionamento.

Propriedade reformulada

Novidade é o sistema Care by Volvo, a partir do qual o tradicional conceito de propriedade começa a ser reformulado. Com este novo e pioneiro serviço de subscrição “Care by Volvo”, disponível no Volvo XC40 desde o seu lançamento, o cliente poderá contar com uma subscrição fixa, e dependendo das especificidades de cada mercado, o Care by Volvo irá incluir um conjunto de serviços, como o abastecimento de combustível, a lavagem da viatura e a entrega de compras diretamente na bagageira do veículo através de chave eletrónica. O Care by Volvo estará disponível online a partir de hoje em mercados selecionados (Espanha, Itália, Polónia, Alemanha, Reino Unido, Suécia e Noruega), prevendo-se a sua chegada ao nosso país no decorrer de 2018.

Os condutores do novo XC40 serão também os primeiros clientes da Volvo a partilhar a chave do seu automóvel com familiares e amigos através da tecnologia de chave digital disponível através do serviço Volvo on Call.

Gasolina, Diesel, híbrido e elétrico

Quanto a motorizações, o XC40 estará disponível na motorização D4 Diesel e T5 a gasolina. A breve trecho serão introduzidas novas opções onde se inclui a motorização híbrida e uma versão puramente elétrica. De notar, ainda, que o XC40 será o primeiro automóvel da Volvo a contar com o novo motor de 3 cilindros da marca.

As versões a gasolina terão um preço de entrada em redor dos 36.000 euros, enquanto a correspondente Diesel terá um valor inicial abaixo dos 40.000 euros, sendo que o lançamento em Portugal está agendado para o início de 2018. Contudo, para quem quiser ver de perto este modelo em primeira mão, poderá observá-lo no stopover de Lisboa da Volvo Ocean Race no dia 31 de outubro.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.