O Grupo Volkswagen anuncia hoje a criação de uma nova marca para a mobilidade que vai chamar-se Moia. O anúncio deve ser feito na conferência TechCrunch Disrupt em Londres

Depois do escândalo da manipulação de emissões gasosas “dieselgate”, que provocou ondas de choque no mundo inteiro e abalou a reputação da Volkswagen, a marca alemã está determinada em assumir a liderança na nova era da mobilidade sustentável.

Para isso, vai criar uma nova marca chamada Moia que será desvendada hoje na abertura da conferência TechCrunch Disrupt em Londres. A nova marca permaneceu no segredo dos deuses e só durante o fim-de-semana alguns jornais alemães ventilaram a hipótese da Volkswagen fazer este surpreendente anúncio de criar uma marca específica para a mobilidade.

A nova marca terá sede em Berlim e será líderada por Ole Harms que era até agora o chefe da unidade de Novos Negócios e Mobilidade da Volkswagen. Será precisamente Ole Harms o orador convidado da conferência que no seu site oficial anuncia: “No Disrupt vamos falar com Harms acerca dos desafios e oportunidades da mobilidade e saber o que é que a VW está a planear para o futuro. Estejam preparados para novidades excitantes que não vão querer perder.”

O segredo foi mesmo a alma deste negócio, já que nenhum dos principais analistas ou meios de informação dedicados ao setor automóvel antecipou a criação desta nova marca, que hoje certamente fará as manchetes pelo mundo fora.

30 carros elétricos até 2025

A Moia estará centrada nas novas soluções de mobilidade que passam pelo desenvolvimento de uma gama completa de automóveis elétricos, pela condução autónoma e pelas soluções de mobilidade partilhada e carsharing.

A indústria automóvel está agora a acelerar para não perder posição na corrida à próxima geração de serviços de mobilidade.

A Volkswagen investiu já este ano cerca de 280 milhões de euros na Gett – uma startup de mobilidade que pretende desafiar a Uber no transporte on-demand e anunciou que tem planos para que os seus primeiros carros totalmente elétricos comecem a ser comercializados em 2020 com preços entre os 20 e os 25 mil euros.

A ofensiva que a Volkswagen pretende lançar no domínio da mobilidade elétrica traduz-se no lançamento de trinta veículos elétricos até 2025. Presumivelmente, os novos modelos não se chamarão VW, mas sim Moia, a 13ª marca do Grupo. A Volkswagen junta-se assim à Mercedes-Benz que recentemente decidiu alinhar todos os seus novos produtos para a mobilidade elétrica sob uma nova marca — a EQ.