Com o 2 litros turbo a gasolina mais potente alguma vez montado num Golf, é também o mais caro de sempre.
O futuro do Volkswagen Golf como o conhecemos é incerto, podendo um dos modelos mais emblemáticos do mercado europeu estar ameaçado em virtude da tendência acelerada de eletrificação. Com a marca alemã a apostar seriamente na transição para as motorizações 100% elétricas e com a família ID de modelos a eletrão em rápida expansão, o “best-seller” poderá não conhecer um sucessor direto. Em entrevista ao site alemão Welt.de, o CEO Thomas Schäfer, apontou como razão o elevado custo de desenvolvimento de motorizações de combustão interna numa fase em que as normas de emissões poluentes na Europa irão apertar mais…
Mas se dúvidas ainda houvesse sobre o interesse em torno do icónico modelo (e dos motores térmicos!), a nova edição especial do Golf demorou só oito minutos a esgotar!
Sob a denominação R 333 Limited Edition, o VW Golf mais radical da era dos motores de combustão tem à disposição os 333 cv e 420 Nm do bloco 2.0 TSI de quatro cilindros turbo (EA888) do Golf R ’20 Years Edition’,
Inspirando-se nas pistas de competição, o R 333 apresenta diversas melhorias estéticas e técnicas para se diferenciar, incluindo uma vertente sonora mais vincada assim que o motor é ligado, com uma funcionalidade denominada ‘Emotion Start’ a permitir uma subida de rotações inicial até às 2500 rpm. Este modelo conta ainda com sistema de escape desportivo em titânio fabricado pela Akrapovic.
No caso de passagens de caixa manuais através das patilhas no volante nos modos ‘S’ e ‘S+’, a caixa DSG providencia uma resposta óbvia de cada vez que o condutor sobe de mudança pela patilha do lado direito. A resposta do motor foi também melhorada, sobretudo pela intervenção na gestão do turbocompressor.
De série, o pacote de equipamento R-Performance, incluindo o sistema de vetorização de binário em conjunção com o sistema de gestão de dinâmica do veículo e dois modos adicionais de condução, o ‘Special’ e o ‘Drift’. Também introduz alguns elementos específicos visualmente, como o spoiler traseiro.
O preço na Alemanha (único mercado onde esteve disponível) arrancava nos 76.410 euros.