VW ID.7 na reta final para a produção. Será uma espécie de “Passat” elétrico

09/01/2023

O lançamento mundial da versão de produção do VW ID.7 está previsto para o segundo trimestre de 2023.

Depois dos modelos ID.3, ID.4, ID.5 e ID.6 (apenas na China) e o novo ID. Buzz, o ID.7 será o sexto modelo da família ID. da Volkswagen e é o segundo veículo global da Volkswagen baseado na plataforma MEB depois do ID.4.

Após a vaga de crossovers elétricos, a VW prepara o lançamento de uma berlina elétrica, com o ID.7 a ser uma espécie de “Passat elétrico”, fazendo a analogia para a atual gama do construtor.

O ID.7, que teve a sua antevisão no protótipo ID. Aero, será introduzido nos três principais mercados da China, Europa e América do Norte. O ID.7 para o mercado europeu será produzido na fábrica da Volkswagen Emden, na Alemanha. Após o ID.4, será o segundo modelo baseado na plataforma modular de acionamento elétrico a ser construído em Emden.

Um protótipo do ID.7 (praticamente final) foi revelado na Consumer Electronics Show 2023 (CES 2023), em Las Vegas, com uma camuflagem digital iluminada invulgar que cria efeitos de luz inteligentes através da eletroluminescência.

Esta berlina terá cerca de 700 km de autonomia, esperando-se que a sua versão final seja desvendada no segundo trimestre deste ano, altura em que se conhecerão mais dados e o veículo começará a ser produzido.

No interior, haverá um ecrã central de 15 polegadas (38 centímetros) para controlar todo o tipo de funções no veículo. Os comandos táteis terão a primazia.

“COM O NOVO ID.7, ESTAMOS A AMPLIAR A NOSSA GAMA DE MODELOS ELÉTRICOS PARA OS SEGMENTOS SUPERIORES”
– THOMAS SCHÄFER, RESPONSÁVEL DA VW

O novo conceito de ar condicionado com aberturas inteligentes oferece uma série de funções. Por exemplo, o ID.7 consegue detetar quando o condutor se aproxima com base na sua chave e começa logo a arrefecer o interior nos dias quentes de Verão ou a aquecer o interior nos dias frios antes de o condutor entrar no veículo. Os Smart Air Vents controlam o fluxo de ar e movem-se dinamicamente para distribuir o ar em grandes áreas o mais rapidamente possível. Se houver passageiros no veículo, o ar pode ser dirigido diretamente ou ventilar indiretamente o interior.

Podem ser ativados pedidos especiais utilizando comandos de voz. Se o utilizador disser “Olá Volkswagen, as minhas mãos estão frias”, o ID.7 responde ao iniciar a função de aquecimento do volante. Ao mesmo tempo, o ar quente é direcionado para as mãos.

O ID.7 deverá ter variantes de tração traseira (motor elétrico atrás), mas também de tração integral (com dois motores, um por eixo). A versão de maior performance corresponderá à ao desportivo GTX.

Em termos de capacidade de bateria, o módulo com que a VW equipará o ID.7 poderá ter 77 KWh de capacidade.

Este sedan é um dos dez novos modelos elétricos que a VW planeia lançar até 2026, com o objetivo de ter uma oferta 100% elétrica em todos os segmentos.

O ID.7, que terá mais de 4,90 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 2,97 metros, surge para um segmento onde irá enfrentar o Hyundai Ioniq 6, entre outros.