O “carimbo” ID representa a identidade elétrica na Volkswagen (VW), tal como o “i” na BMW e o “EQ” na Mercedes-Benz para dar estes exemplos.
No entanto, do lado da VW esta forma de designação dos modelos pode vir a ser alterada.
A britânica Autocar refere que o sistema alfanumérico que atualmente identifica os seus modelos elétricos (ID.3, ID.4 e por aí adiante) será descartado em favor de nomes mais clássicos. O construtor já anunciou que o ID.3 será substituído por um Golf elétrico até ao final da década, enquanto a versão de produção do ID.2 deverá chamar-se Rabbit.
Há mais alterações previstas.
TRÊS ANOS DEPOIS DE TER APOSTADO NA SIGLA GTX PARA OS SEUS ELÉTRICOS MAIS DESPORTIVOS, A MARCA ALEMÃ QUER VOLTAR ÀS RAÍZES.
Fazendo uma retrospetiva: em abril de 2021, a Volkswagen anunciou o lançamento de uma nova marca aplicada aos seus elétricos desportivos. A sigla era a GTX e passou a ser posta nos modelos ID mais performantes, funcionando de modo semelhante ao que as inscrições GTI, GTD e GTE representaram, até então, para os veículos mais musculados a gasolina, Diesel e híbrido Plug-in da VW, respetivamente.
Agora vai ser feita marcha-atrás: a designação GTX para os VW elétricos desportivos cai, regressando as designações clássicas GTI e R.
A família GTX é atualmente composta por cinco membros: ID.3, ID.4, ID.5, ID.7 Tourer e ID. Buzz, aos quais se deverá juntar, num futuro próximo, a berlina ID.7.
O protótipo VW ID. GTI Concept do ano passado é uma antevisão do futuro ID.2/Rabbit GTI, sendo o primeiro sinal de que a mudança no construtor estava a acontecer.
Neste contexto, o Volkswagen R continuará a ser um veículo de alto desempenho com tração integral. O primeiro elétrico a bateria da VW com esta designação será o Golf da nona geração, previsto para 2028.