Xiaomi pode ligar-se à Saab para produzir carros elétricos

26/08/2021

O fabricante chinês de smartphones quer adquirir a fábrica de Trollhättan, na Suécia, onde se produziram os automóveis da Saab. A ideia será acelerar a entrada no mercado dos carros elétricos para concorrer diretamente com o iCar da Apple.

A sueca Saab faliu em 2011 e foram os chineses da NEVS que adquiriram a fábrica da marca, em Trollhättan, e a maioria dos bens. O futuro passava pela modernização das infraestruturas e a sua adaptação para a produção de uma nova gama de veículos elétricos. O projeto não chegou a receber luz verde e, em plena crise financeira, o Evergrande Group está agora também interessado em desfazer-se da NEVS.

De acordo com a Reuters, a gigante Xiaomi é um dos potenciais compradores.

O mercado automóvel é o novo alvo dos gigantes tecnológicos. E a chinesa Xiaomi, depois de conquistado o estatuto de referência no mercado dos smartphones (também produz tablets, auriculares, televisões e até scooters…), já confirmou que tem interesse em diversificar a sua oferta, com um novo modelo… de quatro rodas.

A marca tem já acordo com os compatriotas da Great Wall Motors, o maior construtor privado de veículos da China, que ficará encarregue de produzir os carros elétricos da Xiaomi, com a mesma fórmula vencedora que aplica aos demais produtos no seu catálogo: qualidade e sofisticação, design agradável e preço competitivo.