A companhia levou a cabo um teste de longa duração para a sua tecnologia de condução autónoma entre Guangzhou e Pequim, num trajeto superior a 3600 quilómetros, dos quais 2930 quilómetros em autoestrada. Para o efeito, reuniu uma frota de 12 a 15 exemplares do P7 (dependendo da data de cada dia de testes), contando com a participação de 228 jornalistas automóveis, entusiastas dos elétricos e especialistas da indústria, com passagem por dez cidades em seis províncias da China, de forma a testar todos os sistemas de condução autónoma em diversos cenários.
Os 2930 quilómetros percorridos em autoestrada realizaram-se sob controlo do sistema NGP (Navigation Guided Pilot), com uma média de 0.71 intervenções humanas por cada 100 quilómetros, naquele que é um marco de desenvolvimento para esta tecnologia e para aquela marca.
A solução NGP consiste num assistente de condução autónoma com base na navegação do ponto A ao B, estando disponível nas autoestradas cobertas por mapas de alta precisão na China. A sua capacidade de posicionamento automático com base nos dados do mapa permite-lhe circular por áreas sem sinal de GPS com perdas residuais de funcionalidade.
Analisando os dados de todos os carros e dos percursos, a média de sucesso para a mudança de via e de ultrapassagem foi de 94,41%, enquanto a taxa de sucesso na entrada e saída de autoestrada atingiu um valor de 92,76%. Já a passagem em túneis teve uma taxa de sucesso de 94,95%, o que quer dizer que o sistema eletrónico conseguiu manter uma boa capacidade de controlo do veículo mesmo quando as condições circundantes não eram as ideais.
A mesma performance positiva e estável foi apresentada pelo sistema NGP em passagens de montanha ao longo dos oito dias de viagem.“Temos a ambição de nos tornarmos no principal fornecedor mundial de software e hardware de condução autónoma e a nossa estratégia e capacidades de investigação e desenvolvimento permitem-nos ficar em boa posição para atingir esse objetivo”, refere o Presidente e CEO da XPeng, He Xiaonpeng.
O P7 conta com uma arquitetura eletrónica mais avançada com recurso a um total de 14 câmaras, cinco radares, 12 sensores de ultrassons, posicionamento de ultra-preciso ao centímetro, mapas de alta definição, plataforma computacional Nvidia Xavier e sistema de travões da Bosch, iBooster.
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