Yamaha MT-09 SP 2018: É possível melhorar o que já é bom?

07/04/2018

O passeio que começara às nove e meia da manhã, em Almancil, no Algarve, chegava ao fim já perto do lusco-fusco, numa tarde fria de janeiro, com o sol já a chamar a primavera. No regresso ao hotel, o odómetro parcial marcava 238 quilómetros. Mais coisa, menos coisa. A escolha do sotavento algarvio para testar esta Yamaha não parece ter sido por acaso.

A probabilidade de estar bom tempo e as estradas de serra com diversos tipos de piso e muitas curvas proporcionaram o desafio certo para testar a MT-09 SP. Portugal está, definitivamente, na moda também para as marcas fazerem a apresentação dos seus produtos à imprensa internacional.

Já conhecíamos a MT-09 na versão normal. Então o que torna esta SP especial? A sua alma irreverente e divertida mantém-se inalterada, muito graças ao motor tricilíndrico com 847cc e 115cv.
Continuamos a ter três modos de condução: o A (mais bruto), o intermédio STD e o B (apenas útil em pisos com pouca aderência). Temos ainda dois níveis do controlo de tração, que pode ser desligado. Mantém-se a embraiagem assistida deslizante – uma ajuda preciosa nas reduções – e o quickshifter unidirecional.

Com cerca de 1 100 euros passamos a ter um conjunto de suspensões totalmente ajustáveis. Trata-se de uma forquilha Kayaba na frente, com ajuste de pré-carga e compressão de alta e baixa velocidade em ambas as pernas. O amortecedor passa a ser um Öhlins, também completamente ajustável. O mostrador lcd apresenta-nos agora a informação em “branco” sobre um fundo negro, as manetes são negras, e o esquema de cores azul-prata-carbono, é a única opção.

O que ganhamos com isto, e que à partida pode parecer pouco, é um nível de refinamento que se nota de imediato ao andar nesta SP. E se, em algumas situações no modelo normal, a frente tem um tato inicial duro e por vezes vago e a traseira tende a sacudir sob aceleração, na SP notou-se logo uma suavidade no amortecimento inicial ao passar em diversos tipos de piso, alguns até em mau estado, mesmo sem alterar o setup definido para o ensaio.

Graças à sua geometria, agilidade e às possibilidades de afinação da suspensão, a MT-09 SP consegue ser a moto que precisamos, dependendo da necessidade e do estado de espírito. Quer usá-la todos os dias para ir para o trabalho? Check. Quer passear nas calmas e apreciar a paisagem? Check. Está com vontade de fazer umas curvas naquela estrada fantástica? Check. Curioso para saber que tempos consegue fazer num trackday? Check.
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Com a MT-09 SP, a Yamaha oferece um pacote interessante, mantendo um valor muito aceitável. Se quisermos fazer um upgrade numa MT-09 para os componentes da versão SP vamos pagar bem mais do que a diferença entre o preço de ambas.

Mais: estética, motor, afinações suspensões, posição de condução, peso.
Menos: suporte de matrícula de origem.

Ficha técnica
Motor: Tricilíndrico com 847cc
Potência: 115cv
Caixa: 6 velocidades com quickshifter unidirecional
Depósito de combustível: 14 litros
Peso: 193kg

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