É raro uma moto despertar elevados níveis de emoção e entusiasmo em motociclistas de todas as idades. No entanto, foi exatamente isso que a Yamaha conseguiu fazer com a nova XSR900 GP. Uma homenagem à era dourada do motociclismo.

 

A Yamaha XSR900 GP é uma proposta atraente para aqueles que desejam uma mistura de performance moderna e estética retro. Com base na bem estabelecida plataforma XSR900 da Yamaha, a XSR900 GP é particularmente impressionante com as suas sugestões de estilo do património de corridas da marca, especialmente as icónicas motos GP dos anos 80. É uma homenagem ao passado que proporciona uma experiência contemporânea.

Design e estética

A XSR900 GP presta homenagem ao passado da Yamaha com um farol LED dianteiro mínimo, o suporte da carenagem no cockpit (um aceno para a TZ250) é absolutamente clássico, uma secção traseira elegante e uma carenagem de estilo de competição, tudo isto trabalhado com atenção aos detalhes. A pintura retro é inspirada nas mais emblemáticas cores de Grande Prix da Yamaha de todos os tempos, a XSR900 GP está disponível numa decoração inspirada nas máquinas conduzidas por pilotos como Wayne Rainey em vários campeonatos do mundo na categoria de 500 cc na década de 1980 e início da década de 1990. Incluindo placas de números amarelas tanto na carenagem dianteira como traseira, abraçando as raízes desportivas da Yamaha.

 

Motor e desempenho

 

A moto conta com o motor de três cilindros CP3 de 890 cc da Yamaha, com potência suave e linear com bastante binário em toda a gama de rotações. A configuração do motor é semelhante à da MT-09 e da XSR900 standard, afinado para melhorar o desempenho a baixa e média velocidade. Com cerca de 119 cavalos, tem potência suficiente para criar emoção, seja na cidade ou em estradas secundárias sinuosas. O som do escape Akrapovic opcional acrescenta uma banda sonora inebriante, fazendo esquecer que estamos perante um motor com homologação Euro 5. A resposta do acelerador é imediata, graças ao refinado sistema electrónico da Yamaha, e o seletor de velocidades com quickshifter bidirecional proporciona uma experiência de condução envolvente.

Maneabilidade e suspensão

A Yamaha equipou a XSR900 GP com um quadro Deltabox em alumínio, o que confere à moto uma excelente rigidez e estabilidade, especialmente a velocidades mais elevadas. Em conjunto com uma configuração de suspensão ajustável, a moto está bem adaptada tanto para a estrada, como para desfrutar de um track day em pista. O novo sistema de travagem Brembo melhorou a sensação do travão dianteiro, dando uma sensação mais natural nas travagens fortes

Tecnologia e caraterísticas

A XSR900 GP não deixa a desejar no departamento de tecnologia. Inclui um ecrã TFT de 3,5 polegadas, controlo de tração, controlo de deslizamento, controlo de levantamento da roda dianteira e vários modos de condução. A Yamaha manteve a interface intuitiva e o ecrã é nítido e legível mesmo sob luz solar direta. Para uma moto com um estilo retro, incorpora tecnologia moderna de uma forma que parece perfeita e aumenta a segurança sem sobrecarregar o condutor.

Conforto e ergonomia

Com avanços no guiador que incluem o novo interface de botões no punho esquerdo com ergonomia natural desenvolvido pela Yamaha e uma postura de condução mais agressiva, a XSR900 GP tem uma atitude mais desportiva com um assento estreito, mas confortável. É atrativo para trajetos curtos e animados, mas pode ser um pouco desconfortável em viagens longas. No entanto, a Yamaha conseguiu um bom equilíbrio para facilitar a utilização no dia a dia.

Veredicto

A Yamaha XSR900 GP é uma excelente proposta para os motociclistas que pretendem uma moto elegante e de alta performance, com um visual único e uma performance a condizer. É um meio-termo fantástico entre uma moto desportiva moderna e uma máquina de estilo retro. Embora possa não ser tão confortável para viagens longas, é perfeita para deslocações diárias e para emoções na estrada ao fim de semana. Disponível a partir de 13 850 euros.