A tecnologia de condução autónoma está ainda num patamar de evolução embrionário, tendo pela frente diversos desafios até que possa ser implementada de forma banal nas estradas. Um exemplo das limitações atuais da tecnologia fica bem à vista num vídeo partilhado por JJ Ricks, um entusiasta que se dedica a filmar viagens a bordo dos automóveis autónomos da Waymo.

Neste vídeo, JJ Ricks, que tem um canal de Youtube dedicado, filmou uma viagem em que a tecnologia autónoma do Chrysler Pacifica de Nível 4, que cumpre funções de táxi autónomo, se confunde por diversas vezes devido a uma circunstância que, para os condutores humanos, causa poucos constrangimentos – zonas de obras e cones de sinalização.

O vídeo foi gravado na zona de Phoenix, à qual está limitado geograficamente, captando diversos momentos complicados para o Chrysler autónomo da Waymo, demonstrando que, apesar dos progressos obviamente alcançados – afinal, o Pacifica cumpre dezenas de quilómetros sem problemas –, ainda há muito trabalho pela frente para que a tecnologia seja completamente isenta de falhas básicas como as que se veem neste vídeo.

Os problemas começam quando o veículo tem de virar para uma zona de obras delimitada por cones de sinalização. Após um período de ‘pausa’ num entroncamento, o veículo acaba por avançar, mas rapidamente volta a ficar confuso e a parar em plena estrada, aparentemente, devido aos cones que delimitam a zona de obras. Pela ligação com a assistente de viagem, JJ Ricks fica a saber que o serviço de assistência na estrada estaria a chegar, mas o veículo faz marcha-atrás e fica a bloquear a estrada, o que causa diversos constrangimentos no fluxo de trânsito.

Eventualmente, noutro desenvolvimento caricato da história, quando a equipa de assistência chega ao local onde o veículo está imobilizado, o Chrysler Pacifica volta a arrancar até que volta a parar (aproveitando o facto de os cones terem sido removidos pela equipa de construção), repetindo essa mesma ‘fuga’ uma outra vez, embora da segunda vez por muitos menos metros. A viagem acaba por terminar com um humano a assumir o controlo do volante até ao destino.

Após a publicação do vídeo, a 12 de maio, a Waymo reagiu e, numa nota incluída igualmente neste longo vídeo, a companhia americana indica que “o Condutor Waymo encontrou uma situação incomum”, com a equipa de intervenção remota a oferecer informações incorretas de viagem ao veículo, que entrou assim em conflito de procedimentos. A Waymo indica que “já analisou o evento e melhorou o seu processo operacional”.