Neste vídeo, JJ Ricks, que tem um canal de Youtube dedicado, filmou uma viagem em que a tecnologia autónoma do Chrysler Pacifica de Nível 4, que cumpre funções de táxi autónomo, se confunde por diversas vezes devido a uma circunstância que, para os condutores humanos, causa poucos constrangimentos – zonas de obras e cones de sinalização.
O vídeo foi gravado na zona de Phoenix, à qual está limitado geograficamente, captando diversos momentos complicados para o Chrysler autónomo da Waymo, demonstrando que, apesar dos progressos obviamente alcançados – afinal, o Pacifica cumpre dezenas de quilómetros sem problemas –, ainda há muito trabalho pela frente para que a tecnologia seja completamente isenta de falhas básicas como as que se veem neste vídeo.
Os problemas começam quando o veículo tem de virar para uma zona de obras delimitada por cones de sinalização. Após um período de ‘pausa’ num entroncamento, o veículo acaba por avançar, mas rapidamente volta a ficar confuso e a parar em plena estrada, aparentemente, devido aos cones que delimitam a zona de obras. Pela ligação com a assistente de viagem, JJ Ricks fica a saber que o serviço de assistência na estrada estaria a chegar, mas o veículo faz marcha-atrás e fica a bloquear a estrada, o que causa diversos constrangimentos no fluxo de trânsito.
Eventualmente, noutro desenvolvimento caricato da história, quando a equipa de assistência chega ao local onde o veículo está imobilizado, o Chrysler Pacifica volta a arrancar até que volta a parar (aproveitando o facto de os cones terem sido removidos pela equipa de construção), repetindo essa mesma ‘fuga’ uma outra vez, embora da segunda vez por muitos menos metros. A viagem acaba por terminar com um humano a assumir o controlo do volante até ao destino.Após a publicação do vídeo, a 12 de maio, a Waymo reagiu e, numa nota incluída igualmente neste longo vídeo, a companhia americana indica que “o Condutor Waymo encontrou uma situação incomum”, com a equipa de intervenção remota a oferecer informações incorretas de viagem ao veículo, que entrou assim em conflito de procedimentos. A Waymo indica que “já analisou o evento e melhorou o seu processo operacional”.