O desafio cativou 1.032 pessoas na troca do plástico, vidro, ou outro tipo de lixo, recolhido na praia, por viagens de bicicleta  durante os três dias do Festival das Dunas de São Jacinto, em Aveiro e durante esse tempo, pelo menos, 17 pessoas fizeram-se acompanhar pelos seus animais de estimação.

Esta atividade decorreu de  23 a 25 de agosto e num primeiro balanço, a organização revela que a maior parte dos participantes chegou ao evento usando o ferryboat,  a pé ou levando a sua própria bicicleta, tendo a maior parte do lixo sido recolhido numa extensão de 2 kms no caminho entre a zona da frente de ria e a praia.

A ação pretendeu sensibilizar a população e visitantes para o problema ambiental do plástico, através da campanha intitulada ‘Tu Reciclas, Vais à Borla’ que através da aplicação desenvolvida pela Associação Patrulheiros e ela sua Rede de voluntariado Ambiental registou até ao momento, um aumento de quase 498 novos utilizadores.

Além de habitantes locais, muitos turistas aderiram à iniciativa e entre os estrangeiros, a maioria era de nacionalidade espanhola e brasileira, boa parte em grupos de famílias, com médias de idades entre os 2 e os 80 anos, alguns jovens também e visitantes que pernoitaram no local.

Durante estes três dias foram percorridos mais de 500km, o que equivale a  uma ação de carbono zero por não emitir gases nocivos para a atmosfera e foram recolhidos cerca de 480 litros de lixo por dia, o equivalente a 4 ecopontos de 120L (cada), entre plástico, vidro e lixo indiferenciado.

Nas viagens diárias, foram utilizadas 2 bicicletas de dois lugares, 2 bicicletas de três lugares, 6 fat bikes, 2 cargo-bikes e 3 balance bikes que se designaram de EcoTáxis, por assegurar o serviço de transporte, conduzidos por voluntários da APP Patrulheiros, a partir da saída do ferryboat até à praia.

Viagens nos dois sentidos com este tipo de bicicletas de 3 e 2 lugares, ainda as bicicletas de carga, as Cargo Bikes, só disponíveis para aqueles que instalaram a APP Patrulheiros e entregaram plásticos para colocar nos ecopontos localizados junto aos pontos de partida e de chegada.

Para os organizadores, o êxito é reclamado pela importância da reciclagem em prol da proteção do planeta e pela oferta de boleias grátis em bicicletas para todos aqueles que contribuíram para a causa.

O projeto serviu também de lançamento para a parceria entre o Município de Aveiro, a Junta de Freguesia de São Jacinto e a Associação desportiva e cultural de São Jacinto com a chancela desta associação ambiental, que iniciam assim programa piloto denominado ‘Patrulheiros de Costa’ que irá promover uma maior intervenção junto da zona costeira na deteção e apoio ambiental. 

The post Mais de mil pessoas trocam lixo por viagens de “Ecotaxis” appeared first on Portugal Mobi Summit.

Leia mais em www.portugalms.com