O Conselho de Ministros da União Europeia chegou hoje a acordo sobre normas de emissões de CO2 para os novos veículos de passageiros e veículos comerciais ligeiros na UE para o período após 2020. Quando chegarmos a 2030, as emissões de veículos de passageiros novos terão de ser 37,5 % inferiores e as emissões dos veículos comerciais ligeiros novos deverão descer 31 %, em comparação com 2021.

O acordo agora obtido confirma o voto do Parlamento Europeu de 27 de março e finaliza a adoção formal de novas regras que contribuirão para a descarbonização e modernização do setor europeu da mobilidade.

As novas normas em matéria de CO2 são um trampolim para uma economia climaticamente neutra, em conformidade com os compromissos assumidos pela UE no âmbito do Acordo de Paris e no âmbito da execução da União da Energia.

O Comissário europeu para o Clima e Energia, Miguel Arias Cañete afirmou que a corrida global para desenvolver carros mais limpos está em marcha. Mas o comissário considerou também que a Europa necessita de colocar a casa em ordem para poder liderar esta mudança. “Precisamos de ter as metas certas e os incentivos adequados”.

Com estes requisitos de co2 para os veículos estamos a ir no caminho certo, adiantou o responsável. “As nossas metas são ambiciosas, têm um custo-benefício e são realizáveis”, concluiu Miguel Cañete. E, ao apontar metas até 2030, o comissário acredita que está a criar-se um quadro de estabilidade e uma orientação clara para o investimento.

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