11ª Edição do Rider levou 50 automóveis e motas pelas melhores estradas de Portugal

15/06/2022

Decorreu no passado fim-de-semana a XI edição do Rider – Passeio de Automóveis e Motos Clássicas, que juntou 50 automóveis e motos clássicas e participantes provenientes de Portugal, Espanha, Inglaterra e Países Baixos.

O alinhamento de participantes contou com uma larga variedade de modelos das marcas BSA, BMW, Ducati, Harley-Davidson, Honda, Japauto, Kawasaki, Moto Guzzi, Norton, Suzuki, Yamaha e até Vespa, cobrindo 70 anos da indústria das duas rodas, dos anos 20 aos anos 90.

A novidade da edição de 2022 foi o alargamento das inscrições a automóveis, uma aposta ganha, e que permitiu ao passeio receber exemplares como Alfa Romeo Giulietta Spider Veloce, Porsche 911 Carrera 3.2, Mercedes-Benz 230 SL, Mini Moke ou o Porsche 911 Carrera 2 Cabriolet, entre outros.

Ao longo dos três dias de passeio, com partida e chegada ao Caramulo, tanto os participantes nacionais, como estrangeiros, foram sucessivamente surpreendidos, ao longo dos quase 600 Km do passeio, pelas paisagens naturais de montanha, beira-rio e aldeias típicas.

No primeiro dia, o Rider seguiu para a região de Aveiro, passando pela Costa Nova e com direito a visita ao Museu das 2 Rodas em Sangalhos e ao afamado leitão da Bairrada, mostrando assim a riqueza da região centro.

No Sábado, o passeio rumou à região do Douro, com passagem por uma das melhores estradas do mundo, a Nacional 222, ao longo da margem esquerda do Rio Douro, e tendo como pano de fundo as paisagens cénicas da região vinhateira, foram colocadas à prova os veículos que, com mais de 30 anos, demonstraram a perícia da condução em asfalto e do equilíbrio entre rectas, curvas e contra-curvas. O segundo dia terminou com a visita, seguida do jantar, no recentemente inaugurado Caramulo Experience Center, um pólo museológico dedicado à paixão motorizada.

No terceiro e último dia do passeio, motos e automóveis rumaram à região de Viseu e terminou com a visita ao Museu do Caramulo, seguida do almoço no Claustro do séc. XVIII do museu.

O Rider contou com o apoio do Museu do Caramulo, da Câmara Municipal de Tondela, da Câmara Municipal de Viseu, do Turismo do Centro, da Milwaukee, da Yamaha, da REV, da Guerin, do Clube Aventura, da Fidelidade do Jornal dos Clássicos e do banco BPI | Fundação la Caixa.