A história do Ferrari 365 GTS/4 Daytona Spider que pertenceu a Sydney Pollack

18/02/2022

Sydney Pollack foi um actor, produtor e director de cinema com uma carreira de sucesso. Dirigiu mais de 20 filmes, actuou em mais de 30 e produziu 44, daí a sua enorme carreira de sucesso, vencendo ainda vários prémios. Nasceu em 1934, no estado do Indiana, no seio de uma família russo-judaica. Acabaria por falecer em 2008, devido a problemas relacionados com cancro.

Devido à sua carreira de sucesso, Pollack também gostava de ter automóveis vistosos e rápidos, como este Ferrari 365 GTS/4 Daytona Spider. Este automóvel foi criado para competir com o Lamborghini Miura, no entanto, manteve o motor colocado na frente. Foi lançado em 1968 e, imediatamente, foi apelidado de Daytona, devido aos Ferrari 365 terem terminado as 24 Horas de Daytona de 1967 em primeiro, segundo e terceiro lugares.

O motor que equipava os 365 é o lendário Colombo V12, com 4,4 litros de cilindrada, produzindo 347cv às 7.500rpm e 431Nm de binário às 5500rpm. Este motor foi o primeiro da Ferrari com duas árvores de cames em cada cabeça montado num automóvel de estrada.

Dos mais de 1400 exemplares produzidos do 365, apenas 121 foram originalmente construídos com carroçaria descapotável, denominado 365 GTS/4. O exemplar presente neste artigo foi o 31º produzido e é um dos 14 pintados na cor Argento Metallizzato. Veio de fábrica com ar condicionado e com o painel de instrumentos em milhas.

Foi terminado em Dezembro de 1971 e distribuído através da Luigi Chinetti Motors, em Junho de 1972. Foi adquirido novo por H.J. Hoff, que o viria a vender a Sydney Pollack, em 1975. Pollack venderia o 365 GTS/4 a Alberto Amezcua, da Cidade do México. Este iria perder o automóvel, em 1981, para o dono de uma loja de penhores, que tinha ligações com o presidente do México da época, José López Portillo. Uns anos mais tarde, Amezcua iria ver o seu automóvel à venda nos EUA e, prontamente, tratou de o ir buscar. Iria ficar com ele mais dez anos, até o vender, em 1999, a um coleccionador, que o submeteu a um profundo restauro na Vantage Motor Works.

No passado dia 27 de Janeiro, este Ferrari 365 GTS/4 Daytona Spider com o chassis número #14779 e com quase 70.000 quilómetros percorridos, foi levado a leilão, pela RM Sotheby’s, com uma estimativa de preço entre os 2,1 e os 2,5 milhões de euros. Este lote acabaria por não ser vendido, apesar de continuar disponível para compra, com preço sob consulta. O automóvel conta ainda com o motor e caixa de velocidades originais, assim como a caixa de ferramentas e o manual.