O mercado de automóveis elétricos tem o condão de estar a mudar gradualmente a forma como olhamos para cada viagem. Concretamente, para o seu custo. Se ainda hoje o mais normal é pensarmos quantos litros gasta um carro para percorrer 100 km, com os elétricos passamos a pensar em qual o seu custo direto para realizar o mesmo trajeto. De facto, a variável é bem distinta e a favor da carteira.

Neste capítulo o novo Renault ZOE Z.E. 40 apresenta-se como uma proposta a ter em muita conta entre os automóveis elétricos. A marca anuncia uma autonomia de 400 km (ciclo NEDC) com uma única carga de bateria e 300 km em condições normais de utilização.

Em números, 1,3€ para percorrer 100 km e revisões com um custo de 30€ a 50€. O novo Renault ZOE Z.E. 40 pode ser adquirido, desde já, a partir de 17.560€ (incluído o incentivo do estado no valor de 2.250€) com um contrato de aluguer de baterias. Com a bateria incluída, o valor começa nos 28.835€!

Em ambas as modalidades inclui-se a oferta da wallbox doméstica de 7,4 kW/h de potência, que permite carregar o ZOE Z.E. 40 em cerca de sete horas (com a bateria completamente descarregada) em casa.

Para os acima referidos 1,3€ a tarifa de eletricidade contratualizada tem de ser bi-horária. Se não for o caso, a mesma centena de quilómetros tem um custo máximo de 2,2€.

As contas foram feitas pela Renault da seguinte forma: para percorrer 100 quilómetros, o Renault ZOE Z.E. 40 gasta qualquer coisa como 14kW, enquanto o valor de mercado do kWh varia entre os 0,92€ (tarifa doméstica bi-horária) e os 0,156€ (tarifa doméstica simples).

O motor elétrico debita 65 Kw, o equivalente a 88 cv. O binário máximo de 220 Nm (menos 20 Nm do que o Clio R.S. 200 EDC) fica disponível em menos de um centésimo de segundo, enquanto para acelerar dos 0 aos 50 km/h, só precisa de 4s.

renault-zoe-z

André Duarte