24 Horas de Le Mans: Finalmente o tão esperado triunfo Toyota

Finalmente, Le Mans ‘nada fez’ para contrariar a merecida vitória da Toyota, que triunfou nesta edição duma prova a que chegou super bem preparada.

Para tornar a festa ainda maior, foi o Toyota 050 Hybrid #8 de Sebastien Buemi / Kazuki Nakajima / Fernando Alonso, com o espanhol a ser o 23º piloto a vencer na sua corrida de estreia em Le Mans. Mais do que uma vitória, uma dobradinha, já que no segundo lugar ficou o Toyota 050 Hybrid #7 de Mike Conway/Kamui Kobayashi e Jose Maria Lopez.

Este é o primeiro triunfo da Toyota na prova e o segundo de uma marca nipónica, depois da vitória da Mazda em 1991.

Na LMP2 venceu confortavelmente o ORECA-Gibson 07 #26 da G-Drive Racing de Jean-Eric Vergne/Roman Rusinov e Andrea Pizzitola, com três voltas de avanço para o Alpine-Gibson A470 #36 de Nicolas Lapierre/Andre Negrao/Pierre Thiriet, da Signatech Alpine Matmut. Terceiro lugar para o ORECA-Gibson 07 #39 de Tristan Gommendy/Jonathan Hirschi/Vincent Capillaire (Graff-SO24).

Na GTE PRO, a Ford bem tentou estragar a dobradinha da Porsche, mas não conseguiu, com o #92 Porsche de Michael Christensen / Kevin Estre / Laurens Vanthoor Porsche GT Team (Manthey) a vencer, na frente do Porsche 911 RSR #91 de Gianmaria Bruni/Richard Lietz/Frederic Makowiecki (Porsche GT Team Manthey). Terceiro lugar para o Ford GT #68 de Sebastien Bourdais/Dirk Muller/Joey Hand (Ford Chip Ganassi Team USA).

Na GTE Am, triunfo do #77 Porsche da Dempsey-Proton, de Campbell, Ried, Andlauer, com o Ferrari 488 GTE #54 de Ferrari de Flohr, Castellacci, Fisichella no seugndo lugar, com o pódio da categoria a ficar na posse doutro Ferrari 488 GTE, o #85 de Keating, Bleekemolen.