24 Horas de Spa: Ponta final dá vitória ao Audi da Saintéloc

Quando parecia que o Mercedes AMG GT3 # 90 caminhava para a vitória nas 24 Horas de Spa, foi o Audi R8 LMS # 25 da Saintéloc que chamou a si o triunfo nesta que é a prova ‘rainha’ da Blancpain Endurance Cup.

Uma prova que se decidiu a pouco mais de uma hora do final, e pela cadência das paragens nas boxes, que acabou por ser favorável à tripla formada por Christopher Haas, Markkus Winklehock e Jules Gounon.

Raffaele Marciello, Edoardo Mortara e Michael Meadows ainda conseguiriam levar o Mercedes # 90 da AKKA ASP ao terceiro posto, já que tal como a maioria dos seus adversários não escapou a uma penalização, desta feita por ter demorado menos tempo no ‘pit-stop’ que o estipulado pelo regulamento. Este facto acabou por jogar em favor de Maxime Soulet, Andy Soucek e Vincent Abril, que desta forma ascenderam à segunda posição no Bentley Continental GT3 # 8 da M-Sport.

O top cinco foi completado pelo Porsche 911 GT3-R # 117 da Küs Team75, com que Laurens Vanthoor, Kevin Estre e Michael Christensen chegaram a liderar a prova, e também pelo Audi R8 # 2 do Team WRT, tripulado por Fréderic Vervisch, Connor de Phillippi e Christopher Mies.

Tal como Filipe Albuquerque, Miguel Ramos não teve sorte nesta edição 2017 da prova, vindo a claudicar como resultado dos problemas hidráulicos sentidos no Lamborghini Huracan GT3 # 78 da Barwell Motorsport, que o piloto português dividiu com Phil Keen, Leon Matschiski e Richard Abra, e inscrito na categoria Pro Am.

Classificação

1º Haase/Gounon/Winkelhock (Audi R8 LMS) 546s voltas
2º Soulet/Abril/Soucek (Bentley Continental GT3) a 11,862s
3º Mortara/Meadows/Marciello (Mercedes AMG GT3 a 52,855s
4º Estre/Christiansen/Vanthoor (Porsche 911 GT3-R) a 1m07,247s
5º De Phillippi/Mies/Vervisch (Audi R8 LMS) a 1m30,566s
6º Garcia/Müller/Rast (Audi R8 LMS) a 1m49,955s
7º Sandström/Schiller/Baumann (Mercedes AMG GT3) a 1m55,955s
8º Stoltz/Christodoulou/Buurman (Mercedes AMG GT3) a 1 volta
9º Kaffer/Stippler/Van der Linde (Audi R8 LMS) a 3 voltas
10º Blomqvist/Catsburg/Spengler (BMW M6 GT3) a 4 voltas