Esta ‘Qualifying’ vai definir a ordem de escolha dos 10 pilotos… da sua ordem de partida na estrada, a exemplo do que acontece no Europeu de Ralis.
Ou seja, o piloto mais rápido na qualificação vai poder escolher a sua ordem na estrada, sendo que, tal como sucede no ERC, o primeiro a escolher, procura uma posição que em teoria lhe seja mais favorável de acordo com as condições dos troços com que se vai deparar.
Se no asfalto, o top 10 da qualificação deverá ser o mesmo da qualificação, já nos ralis de terra a tendência é bem diferente, e irá variar um pouco conforme as provas. Existe uma exceção, que são as competições integradas nos Ralis organizados pela FIA, que possuam regulamentação própria.
Eis o excerto da regulamentação…
16.5 – Shakedown e Qualifying
a) – Normas comuns para a prova de qualificação e shakedown
Em todas as competições do Campeonato Portugal de Ralis, com exceção das competições integradas nos Ralis organizados pela FIA, que possuam regulamentação própria, é obrigatório que o clube organizador, em período anterior ao início da competição leve a efeito a organização de uma prova teste (shakedown). Após a sua conclusão, no mesmo percurso, será levado a efeito uma prova especial de qualificação, obrigatória, para os dez (10) primeiros do campeonato nacional mais os condutores prioritários FPAK/ FIA inscritos no rali. No primeiro rali do CPR serão os dez (10) primeiros classificados absolutos no ano anterior acrescidos dos prioritários.
b) – Este percurso deverá:
– fazer parte do programa do rali mas não integrar os seus resultados.
– deverá ter um percurso com um comprimento entre 2,5 e 4 Km e ter umas características (estado do piso, tipo do traçado, etc.) similares às PECs do rali.
– é autorizado utilizar parte do percurso de uma PEC prevista para o rali.
– recomenda-se que a zona de assistência seja a mesma que vai ser utilizada durante o rali. No caso de não ser possível, devem prever um local suficientemente amplo para colocar todas as equipas que participem nestas duas provas.
c) o shakedown tem de estar montado com uma antecedência mínima de 60 minutos, antes da hora prevista para o início das provas.
– no C. H. deve estar previsto no local de partida do mesmo e devidamente visível um relógio com a hora oficial do rali.
d) – para poderem participar nestas provas, as equipas terão de ter completado as verificações administrativas do rali .
e) – a presença a bordo da viatura durante a prova teste (shakedown), de qualquer pessoa não inscrita regularmente nesse rali, só poderá ocorrer se o respetivo regulamento particular da competição (ou um dos seus Aditamentos) o permitir expressamente, sob a condição de que essa pessoa haja emitido, assinado e entregue à Organização da competição, uma declaração escrita, isentando os Organizadores da competição de toda e qualquer responsabilidade em caso de acidente, assim como tenha feito o respectivo seguro ante a FPAK.
16.5.1.1 – obrigatório para o CPR
16.5.1.2 – facultativo para as outras provas
a) – poderão participar apenas as equipas inscritas no mesmo.
b) – dentro do horário estabelecido pela Comissão Organizadora, a primeira meia hora está reservada para os condutores prioritários, pelo percurso da prova de teste (shakedown).
c) – após o términus do tempo reservado aos condutores prioritários, poderão partir todas as outras equipas inscritas.
d) – a ordem de partida é livre. O intervalo entre as partidas não poderá ser inferior a 1 (um) minuto.
e) – um concorrente cuja viatura sofra uma avaria no interior da prova teste (shakedown), deverá esperar que o organizador retire a viatura no final desta prova.
f) – durante o desenrolar da prova de teste (shakedown) não há limitação de pneus (nem em número nem em tipo).
g) – a divulgação de tempos na prova de teste (shakedown) ficará ao exclusivo critério do organizador.
16.5.2 – QUALIFYING – PROVA CRONOMETRADA DE QUALIFICAÇÃO (PCQ) – {Obrigatória nas competições do CPR e em competições candidatas ao CPR)
a) – esta prova está reservada para os condutores prioritários, acrescidos dos 10 primeiros do CPR, que estão obrigados a participar na mesma. A sua classificação servirá para estabelecer a ordem de partida do rali.
b) – um concorrente que tenha abandonado por avaria no decorrer da prova de qualificação ou no setor seguinte à prova cronometrada de qualificação, deverá participar na Cerimónia de partida.
c) – Os condutores integrantes e participantes da PCQ efetuarão 2 (duas) passagens, “Free Pratice” e 1 (uma) de qualificação.
d) – a carta de controle para os condutores que vão participar na PCQ, ser-lhes-á entregue antes da partida da sua primeira passagem pela prova teste (shakedown).
16.5.2.1 – Desenrolar do Qualifyng – PCQ
a) – no primeiro qualifiyng do campeonato os condutores prioritários partirão para a Prova Cronometrada de Qualificação de acordo com a classificação geral no campeonato do ano anterior com um intervalo de 2 minutos, salvo decisão contrária do Colégio de Comissários Desportivos.
b) – a partir da segunda competição do Campeonato os condutores prioritários partirão para a Prova Cronometrada de Qualificação de acordo com a classificação geral absoluta do campeonato.
c) – uma lista de admitidos com a ordem e hora de apresentação no C.H. antes do início da PCQ, será publicada de acordo com o indicado no Regulamento particular do Rali
d) – todos os participantes que não se apresentem na hora indicada na carta de controle no C.H. antes do início da PCQ, será considerado como não tenham efetuado a PCQ.
e) – qualquer concorrente que não participe ou não complete a PCQ, será colocado na lista de admitidos do local de saída após os concorrentes que completaram a PCQ. Se houver vários concorrentes nessa condição, eles serão colocados de acordo com seu lugar na lista de partida da PCQ.
f) – após o términus da PCQ, os veículos devem ser conduzidos de imediato e diretamente para o parque fechado que tenha sido previsto pelo organizador e ai permanecerão até que seja autorizada a sua saída pelos Comissários Desportivos.
A assistência aos veículos que terminam a PCQ é proibida até à sua chegada ao parque fechado.
As infrações a esta regra serão objeto de penalizações a aplicar pelo CCD.
16.5.3. – Atribuição das posições de partida do rali
a) – a ordem de partida para o rali dos condutores prioritários é definida em função do resultado da PCQ.
b) – o condutor mais rápido será o primeiro a escolher, depois o segundo, terceiro, etc. Seguidamente partirão os concorrentes definidos pelo critério do organizador.
c) – o local e a hora para este processo de escolha têm de figurar no Regulamento Particular do Rali.
d) – se por qualquer motivo um condutor não chega à hora marcada para escolher a sua posição, ficará atrás da lista..
e) – todos os outros condutores seguindo critérios de equidade e verdade desportiva.