Acabaram-se as férias vem aí a nova Fórmula 1

Agora que a pré-época de Fórmula 1 está a terminar e já se começaram a conhecer os novos monolugares, há que fazer um balanço deste ‘inverno’, em que sucederam coisas muito significativas no mundo da Fórmula 1. Tudo começou com o abandono surpresa de Nico Rosberg, depois de finalmente ter conseguido bater Lewis Hamilton na luta pelo título. Depois de assentar a poeira de tão grande feito, o assunto principal passou a ser o seu substituto. Falou-se em nomes grandes como Sebastian Vettel e Fernando Alonso, em dar o ‘Euromilhões’ (ou nem por isso) a Pascal Wehrlein, mas o mais evidente sempre foi Valtteri Bottas, num processo que levou também ao recuo de Felipe Massa, que teve de adiar os planos de reforma da F1, e vai mesmo fazer pelo menos mais uma época na Williams, agora ao lado do ‘rookie’ Lance Stroll, que neste inverno rodou imenso num Williams de F1, ‘queimando’ etapas de evolução antes mesmo de se estrear…

Houve grande mudanças a outros níveis em grandes equipas, por exemplo a McLaren, onde terminou um longo reinado de Ron Dennis, que foi deposto de Chairman pelos acionistas. Zak Brown, foi nomeado Diretor Executivo do Grupo McLaren. Recentemente contratado por Dennis, Jost Capito acabou por ter que sair. Na Williams, Pat Symonds reformou-se, mas à equipa chega Paddy Lowe, mas para um papel mais importante. Frédéric Vasseur saiu da Renault, onde Alan Permane e Ciaron Pilbeam vão assumir as suas tarefas. Na Mercedes, com a saída de Paddy Lowe, entra James Allison como novo Diretor Técnico.

Já falámos de pilotos, de cargos de gestão e técnicos, agora é a vez do topo da pirâmide da F1. A Liberty Media chegou e Bernie Ecclestone partiu. Depois de 40 anos À frente dos destino da F1, Ecclestone foi mandado embora. Soube-se em setembro passado, a Liberty Media fez um takeover de oito bilhões à Fórmula 1, Chase Carey tornou-se no novo CEO, substituindo Bernie Ecclestone, enquanto Ross Brawn e Sean Bratches ocuparam as restantes cadeiras comerciais. Esta é a primeira grande diferença. Enquanto Ecclestone se sentava nelas todas, a Liberty colocou três pessoas a fazer o mesmo trabalho.

Quanto às equipas, uma vítima, a Manor. Stephen Fitzpatrick, que salvou a equipa em 2015, passou o ano de 2016 a procurar investidores, mas quando Felipe Nasr desalojou a Manor do nono lugar do Mundial de Construtores, deu-se a machadada final numa equipa, que sem o dinheiro do nono lugar ficou sem quaisquer hipóteses de sobreviver. Só um milagre, que, sabemos, ainda pode suceder, mas a cada dia que passa se torna mais difícil. Por fim, Pascal Wehrlein, que quase dava uma tábua de salvação à Manor com o seu 10º lugar no GP da Áustria, cometeu um erro infantil na Corrida dos Campeões, em Miami, lesionou-se e vai perder o arranque da época de testes com a Sauber, equipa para onde transitou. Para quem foi cogitado para a Mercedes, para o lugar de Rosberg, a realidade é agora bem diferente… No seu lugar vai estar o jovem terceiro piloto da Ferrari Antonio Giovinazzi.

DATAS DAS APRESENTAÇÕES

17 de fevereiro Apresentação Williams (só fotos na internet)
20 de fevereiro Apresentação Sauber (Barcelona)
21 de fevereiro Apresentação Renault (Londres)
22 de fevereiro Apresentação Force India (Silverstone)
23 de fevereiro Apresentação Mercedes (Silverstone)
24 de fevereiro Apresentação Ferrari (Fiorano)
24 de fevereiro Apresentação McLaren-Honda (Woking)
26 de fevereiro Apresentação Toro Rosso (Barcelona)
26 de fevereiro Apresentação Red Bull
26 de fevereiro Apresentação Haas

TESTES

27 de fev-2 de Março Testes (Barcelona)
7 a 10 de março Testes (Barcelona)
26 de março Grande Prémio da Austrália de F1
9 de abril Grande Prémio da China de F1
16 de abril Grande Prémio do Bahrein de F1
30 de abril Grande Prémio da Rússia de F1
14 de maio Grande Prémio de Espanha de F1
28 de maio Grande Prémio do Mónaco de F1
11 de junho Grande Prémio do Canadá de F1
25 de junho Grande Prémio do Azerbaijão de F1
9 de julho Grande Prémio da Áustria de F1
16 de julho Grande Prémio da Grã-Bretanha de F1
30 de julho Grande Prémio da Hungria de F1
27 de agosto Grande Prémio da Bélgica de F1
3 de setembro Grande Prémio de Itália de F1
17 de setembro Grande Prémio da Malásia de F1
1 de outubro Grande Prémio de Singapura de F1
8 de outubro Grande Prémio do Japão de F1
22 de outubro Grande Prémio dos Estados Unidos de F1
29 de outubro Grande Prémio do México de F1
12 de novembro Grande Prémio do Brasil de F1
26 de novembro Grande Prémio de Abu Dhabi de F1

LINE-UPS

MERCEDES
Pilotos: Lewis Hamilton/Valtteri Bottas
Motor: Mercedes

RED BULL
Pilotos: Daniel Ricciardo and Max Verstappen
Piloto de reserva: Pierre Gasly
Motor: TAG Heuer (Renault)

FERRARI
Pilotos: Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen
3º piloto: Antonio Giovinazzi
Motor: Ferrari

FORCE INDIA
Pilotos: Sergio Perez e Esteban Ocon
Motor: Mercedes

WILLIAMS
Pilotos: Felipe Massa e Lance Stroll
Motor: Mercedes

MCLAREN
Pilotos: Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne
Piloto de reserva: Jenson Button
Motor: Honda

TORO ROSSO
Pilotos: Carlos Sainz e Daniil Kvyat
Piloto reserva: Pierre Gasly
Motor: Renault

HAAS
Pilotos: Romain Grosjean e Kevin Magnussen
Motor: Ferrari

RENAULT
Pilotos: Nico Hulkenberg e Jolyon Palmer
Motor: Renault

SAUBER
Pilotos: Marcus Ericsson e Pascal Wehrlein
Motor: Ferrari (especificação 2016)