Algumas curiosidades da época de Fórmula 1…

26/11/2018

Terminada que está a última corrida do ano, e apesar de estarmos na 69ª época do Mundial, este ano teve aspetos absolutamente inéditos, e em muitos casos, bastante curiosos.

Ainda sem termos feito uma análise muito exaustiva, já é possível concluir, por exemplo, que dos 20 pilotos que realizaram a última prova de 2017, 18 participaram na 1ª corrida de 2018 na mesma equipa. Nunca tinha sucedido que 90% do pelotão fosse o mesmo (piloto e marca) numa prova inaugural em relação à prova final da época anterior.

Mas se o arranque da época começou logo com algo inédito, agora que já terminou a última corrida de 2018, ficámos a saber que esta época foi a única na história que em todos os grandes prémios a grelha foi sempre constituída pelos mesmos pilotos e nas mesmas equipas. Não houve uma única ‘falha’ ou troca, facto tanto mais de salientar por ter sido uma das duas épocas com mais corridas (21).

Por outro lado, nunca em nenhuma época anterior houve um número tão curto de pilotos que participaram num Mundial (20), estando esta situação ligada diretamente ao facto de não ter havido trocas.

Outro ponto curioso é o facto de todos os pilotos terem somado pontos, o que nunca tinha sucedido em épocas anteriores.

João Lima