Baja Portalegre 500: Quem será o novo Campeão Nacional de TT?

19/10/2018

Realiza-se de 26 a 28 de outubro, no fim de semana seguinte a este, a 32ª Baja Portalegre 500, prova pontuável para a Taça do Mundo de Ralis de Todo-o-Terreno da FIA e Campeonato de Portugal de TT, bem como para os Campeonatos Nacionais de Todo-o-Terreno Motos, Quads e SSV.

A prova do ACP marca o final destas competições com os seus quase 600 km, dos quais 456,56 Km serão disputados contra o cronómetro, no que respeita aos Carros, e 423 no que respeita a Motos, Quads e SSV.
Tradição estabelecida nos últimos anos, a prova rainha dos campeonatos de TT nacionais volta a contar com a cerimónia de partida nos Jardins do Tarro, no centro de Portalegre ao final de tarde, início da noite de quinta-feira.

Na sexta-feira, 26 de outubro, os carros começam com os 5 km competitivos da Super Especial, logo a partir das 10h30, ao que se juntam os 98 km cronometrados da SS2 com a partida em Avis pelas 15h20. Entre as duas classificativas haverá lugar a um Reagrupamento em Ponte de Sor, onde os dez primeiros pilotos do Prólogo procederão à escolha das posições de partida. No sábado, mais dois setores seletivos, um de manhã e outro de tarde, com 160 e 195 km de extensão, respetivamente.

No que toca às Motos, Quads e SSV, a sexta-feira também será composta por duas tiradas cronometradas. A primeira, logo pela manhã, contará com 5 km de distância, enquanto a SS2 terá, como acontece nos Carros, 98 km. Já no sábado os participantes terão pela frente um único setor seletivo a percorrer em linha ao longo de 320 km.

Tudo isto num percurso que apresentará várias novidades que vão desde o regresso a caminhos há muito não percorridos, a outros completamente novos num traçado que passará pelos municípios de Abrantes, Alter do Chão, Avis, Chamusca, Coruche, Crato, Fronteira, Gavião, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Sousel e Portalegre. Tal como em outros anos, a prova contará também com a Mini Baja, competição reservada a jovens motards com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos.

O centro nevrálgico da prova será, como sucede há muito, nas instalações da Nerpor, onde se localiza a Assistência, Parque Fechado, Secretariado e Gabinete de Imprensa e onde terão lugar também as cerimónias de pódio e entrega de prémios no sábado.

Tudo por decidir no CPTT

Quando se pensava que as contas do título iam ficar muito perto de ficar decididas, na Baja TT Idanha a Nova, pelo contrário, o leque de candidatos aumentou e a imprevisibilidade é agora ainda maior. Alejandro Martins venceu a última prova, mas não vai marcar presença em Portalegre, já que um acidente no Rali de Marrocos atirou-o para o hospital e para uma recuperação que não fica concluída a tempo de lutar pelo título em Portalegre.

À chegada a Idanha-a-Nova, penúltima prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, a discussão do título tinha como principais protagonistas João Ramos e Hélder Oliveira, este último com hipóteses reais de o conseguir logo no evento beirão, em caso de azar do seu adversário e de vitória da sua parte, somada a um ponto amealhado nos Setores Seletivos (SS).

Metade da equação ficou completa, já que no prólogo, João Ramos, com Vitor Jesus a seu lado, desistiu depois de um buraco danificar a suspensão da Toyota Hilux, mas Hélder Oliveira, navegado por Pedro Lima, após uma prova consistente ao volante do seu Mini Paceman, também viria a desistir perto do final do evento. Quando tinha o quarto lugar mais ou menos controlado, um toque numa raiz de uma árvore danificou o triângulo de suspensão da frente.

Com isto, e com Ramos e Oliveira sem pontuar, o campeonato ficou ainda mais ao rubro e agora agora cinco pilotos para quem a matemática lhes permite sonhar com o título. São eles Hélder Oliveira (77 pontos), João Ramos (73), Tiago Reis (70), Alejandro Martins (69) e Pedro Ferreira (62). Tendo em conta que todos já têm um resultado a zero, o que conseguirem em Portalegre, determina a sua classificação. Daqui, e como já referimos atrás, Alejandro Martins não entra nas contas, já que vai ficar fora da prova.

Com a vitória entre os inscritos do CPTT a valer 25 pontos, o prólogo e cada um dos quatro setores seletivos, estão em jogo um máximo de 30 pontos. Posto isto, quem será o novo Campeão Nacional de Todo-o-Terreno? Uma coisa é certa, tendo em conta os candidatos, será uma estreia…

Programa

26 de outubro (sexta-feira)
07:25 – Partida da 1ª Etapa MOTO (NERPOR)
07:50 – Partida SSS1 (Prólogo) MOTO (Coutadas)
07:55 – Chegada SSS1 MOTO (Coutadas)
10:00 – Partida para a 2ª Secção AUTO (NERPOR)
10:30 – Partida SSS1 AUTO (Coutadas)
11:45 – Chegada 2ª Secção AUTO
12:00 – Partida SS2 MOTO
12:55 – Chegada SS2 MOTO
13:00 – Escolha da posição de partida AUTO para a 3ª Secção
14:40 – Partida 3ª Secção AUTO
15:30 – Partida SS2 AUTO
14:55 – Chegada 1ª Etapa MOTO (NERPOR)
18:10 – Chegada 3ª Secção AUTO (NERPOR)

27 de outubro (sábado)
06:20 – Partida 4ª Secção AUTO (NERPOR)
07:45 – Partida SS3 AUTO-Partida Promo & Hobby (Motos)
10:05 – Partida da 2ª Etapa MOTO (NERPOR)
10:30 – Partida SS3 MOTO-Chegada Promo & Hobby (Motos)
11:30 – Chegada 4ª Secção AUTO (NERPOR)
13:10 – Partida 5ª Secção AUTO (NERPOR)
14:00 – Partida SS4 AUTO
14:40 – Chegada SS3 MOTO
15:10 – Chegada 2ª Etapa MOTO (NERPOR)
16:10 – Chegada 5ª Secção AUTO (NERPOR)

Palmarés
ANO PILOTO Nº TÍTULOS
1992 Luís Dias (1º)
1993 Luís Dias (2º)
1994 João Vassalo (1º)
1995 Carlos Sousa (1º)
1996 João Vassalo (2º)
1997 Santinho Mendes (1º)
1998 Filipe Campos (1º)
1999 Carlos Sousa (2º)
2000 João Vassalo (3º)
2001 Carlos Sousa (3º)
2002 Carlos Sousa (4º)
2003 Miguel Barbosa (1º)
2004 Rui Sousa (1º)
2005 Miguel Barbosa (2º)
2006 Pedro Grancha (1º)
2007 Miguel Barbosa (3º)
2008 Filipe Campos (2º)
2009 Filipe Campos (3º)
2010 Filipe Campos (4º)
2011 Miguel Barbosa (4º)
2012 Miguel Barbosa (5º)
2013 Miguel Barbosa (6º)
2014 Ricardo Porém (1º)
2015 Miguel Barbosa (7º)
2016 Nuno Matos (1º)
2017 Ricardo Porém (2º)