Exterior
É, talvez, um dos aspetos mais “polémicos”, em particular, para aquela clientela mais conservadora, europeia, e habituada a admirar um executivo de luxo, apenas e só no formato três volumes. Algo que este Série 6 Gran Turismo não é.
Na verdade e especialmente agora, que tem por base o Série 6, e não o Série 5, destaca-se o formato volumoso do conjunto, ainda que mais próximo do solo (-2,1 cm), e mais comprido 8,7 cm. Com a mesma largura a ajudar a um aspeto geral um pouco mais fluído e dinâmico, mas também mais nobre e luxuoso.
No automóvel por nós ensaiado, impulsionado por aquela que é a motorização de entrada (3,0 litros turbodiesel), impressões acentuadas com a inclusão de opcionais como a chave BMW com display digital (243,90€), a pintura Cinza Sophisto metalizada (829,27€), as luzes adaptativas em LED (1.260,16€) e as jantes de 20 polegadas com pneus Runflat, além da Line Luxury (2.609,75€), sinónimo de várias aplicações exteriores metalizadas, painel de instrumentos em Sensatec, frisos em preto Piano BMW Individual, luz ambiente interior e ajuste elétrico dos bancos traseiros. Sem esquecer o inédito spoiler traseiro que se eleva, de forma automática, a partir dos 120 km/h, mas que também pode ser acionado pelo condutor.
InteriorMas se o exterior procura transmitir distinção e luxo, no interior do BMW 620d Gran Turismo, ao qual se acede facilmente através de portas com vidros sem moldura (tentativa de dar um certo ar mais desportivo?…), estas sensações acabam sendo exponenciadas. Graças a uma qualidade de construção e de materiais elevada, conjugada com linhas inconfundivelmente BMW e funcionais, num ambiente requintado onde não faltam sequer pormenores de identidade do próprio modelo, como é o caso das aplicações em metal no interior das portas, junto aos manípulos, com o “GT” gravado.
Numa proposta concebida também com o propósito de garantir um cuidado acrescido com os ocupantes dos lugares traseiros, onde não falta conforto e espaço para dois adultos (o “lugar do meio” simplesmente não foi imaginado enquanto tal…) ou, no caso do “nosso” carro, ecrãs tipo tablet individuais para cada um dos passageiros (1.934,96€), destaque ainda para uma posição de condução também ela particularmente confortável e a garantir um correto acesso à generalidade dos comandos. Inclusive, ao ecrã do completo sistema de infoentretenimento, agora já tátil, mas mantendo igualmente o já conhecido e funcional botão rotativo.
Desfrutando de volante de excelente pega e multiregulável, tal como o próprio banco, em pele, extremamente confortável e ao qual só falta garantir uma melhor visibilidade em redor (felizmente, existem os sensores e até mesmo um excelente sistema de câmaras 360º, por 550€…), à disposição do condutor é possível colocar ainda um completo Head-Up Display (1.000€), ou até mesmo um assistente de condução Plus (2.357,72€) que inclusivamente permite ao 630d GT “desenrascar-se” sozinho no para arranca do trânsito congestionado. Além de um assistente de estacionamento Plus (439,02€) com estacionamento remoto (422,76€), que nos permite estacionar o carro, estando já do lado de fora, utilizando para tal o ecrã tátil da chave… Mas, atenção: o sistema não permite curvar, apenas andar para a frente ou para trás!
Num executivo de luxo, quiçá talvez menos importante mas ainda assim merecedor de elogios, é a enorme bagageira com capacidade para acomodar 610 litros de carga, isto ainda antes do rebatimento 60/40 das costas dos bancos traseiros, na continuação do piso da mala. Espaço valorizado igualmente com a inclusão de um portão de acionamento elétrico, chapeleira firme mas que se divide em duas como forma de facilitar o acesso, ganchos porta-sacos e até um curioso sistema de iluminação, garantido por duas linhas de luz em LED, ao longo das laterais do espaço.
Numa proposta claramente concebida com o propósito da personalização ao gosto de cada cliente, equipamento de série escasso, ainda que contemplando itens como os frisos exteriores em cromado, luzes de nevoeiro em LED, frisos interiores em madeira ou em alumínio, bancos em pele Dakota, ajuste elétrico dos bancos traseiros, luz ambiente, ar condicionado automático e leitor de CD, além de sistema de navegação Profissional, serviços Remote e Serviços ConnectedDrive.
Já no domínio da segurança e proteção, realce para soluções como a monitorização da pressão dos pneus, assistente de estacionamento, proteção ativa, alarme antirroubo, eCall inteligente, pneus Runflat, sem esquecer o BMW Service inclusive por 5 anos ou 100.000 km.
Tudo o resto, é opcional e a acrescentar ao preço inicial de 90.540€. Sendo que, no caso do “nosso” Série 6 GT, tal significava mais 38 mil euros, só em extras.
Consumos
Ao volante
Estatutário na imagem, o BMW 620d Gran Turismo transporta essa mesma postura para o desempenho, com o executivo alemão a assumir-se claramente como uma proposta para longas viagens, preferencialmente por autoestrada, onde se desloca a velocidades elevadas, mas em conforto e tranquilidade absolutos. Isto, tendo sempre por companhia um propulsor discreto no funcionar, mas também sempre disponível para oferecer aquele acréscimo de potência que nos permite fazer qualquer ultrapassagem, em segurança.
Equipado com sistema de Experiência de Condução com quatro modos (Comfort, Eco Pro com função Velejar, Sport e Adaptative), os três últimos configuráveis, a verdade é que é o conforto, o princípio que o executivo alemão tentar permanentemente salvaguardar. Aproveitando, nesse esforço impercetível, as vantagens de uma suspensão pneumática traseira que tem por missão manter, em todas as situações, a distância ao solo, ajudando, ao mesmo tempo, a garantir a total segurança.
Tendo presente o Assistente de Condução Plus, a certeza também de uma condução mais descansada em situações de para arranca, com o Série 6 Gran Turismo a, inclusivamente, libertar o condutor da tarefa de manter o carro em andamento. Já que o sistema assegura, por si só, a distância para o carro da frente, à medida que este vai avançando, além de alertar relativamente a tudo o que vai surgindo em redor do BMW – peões, inclusive.
Concorrentes
- Audi A7 Sportback 50 TDI quattro Tiptronic, 2967 cm3, 286 cv, 5,7s 0-100 km/h, 250 km/h, 5,8-5,5 l/100 km, 150-142 g/km, 94.951,88€
- Mercedes-Benz CLS 350 d 4MATIC, 2925 cm3, 286 cv, 5,7s 0-100 km/h, 250 km/h, 5,7 l/100 km, 151 g/km, 101.500€
Balanço final
Com linhas que não serão, à partida, às preferidas daquele que é o cliente alvo, mais conservador, dos executivos de luxo, o BMW 620d Gran Turismo não deixa, ainda assim e graças à qualidade, requinte, conforto e facilidade de condução, de ser um produto à altura das exigências inerentes a este tipo de propostas. Pedindo, apenas, para ser convenientemente desfrutado, antes de ser julgado e sentenciado; até pelo preço, elevado, que ostenta.
Mais: Conforto / Motor / Caixa de Velocidades / Habitabilidade
Menos: Visibilidade em redor / Peso dos opcionais / Preço
Ficha técnica
Motor: seis cilindros em linha, injecção direta, turbocompressor de geometria variável e intercooler
Cilindrada (cm3): 2.998
Diâmetro x curso (mm): 84×90
Taxa compressão: 16,5:1
Potência máxima (cv/rpm): 340/5.500-6.500
Binário máximo (Nm/rpm): 450/1.380-5.200
Transmissão e direção: Traseira, com caixa automática de oito velocidades; direção de pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
Suspensão (fr/tr): Duplos triângulos com molas helicoidais; Duplos triângulos com molas helicoidais
Travões (fr/tr): Discos ventilados/Discos ventilados
Prestações e consumos
- Aceleração: 0-100 km/h (s): 6,1
- Velocidade máxima (km/h): 250
- Consumos urbano/extra-urb./misto (l/100 km): 5,6/4,5/4,9
- Emissões de CO2 (g/km): 129
Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 5,091/1,902/1,538
Distância entre eixos (mm): 3,070
Largura das vias (fr/tr) (mm): 1.615/1.649
Peso (kg): 1.900
Capacidade da bagageira (l): 610/1.800
Depósito de combustível (l): 66
Pneus (fr/tr): 225/60 R17 / 225/60 R17
Preço da versão ensaiada (Euros): 128519€
Preço da versão base (Euros): 90540€
Texto de Francisco Cruz
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.