C-UM Learn & Drive poderá ser o novo Troféu de Endurance low-cost

Pode estar prestes a nascer a C-UM Learn & Drive, um projeto que está para aprovação na Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, apadrinhado pela Motorsponsor, que propõe uma competição de endurance com custos controlados.

A C-UM Learn & Drive é um troféu de endurance e formação com custos controlados, destinado a equipas compostas por três a seis pilotos, sendo que a base desta competição será o Citroën C1 1.0 (gasolina, 3 portas, volante à esquerda, anterior a Abril de 2014), ao qual é aplicado um kit.

No mais puro espírito club racing e de controlo de custos, no C-UM Learn & Drive as equipas são estimuladas a preparar as suas próprias viaturas. Para isso, contam com um manual de construção disponível no website oficial da competição – www.c-um.pt – e cada prova contará com a presença de tutores técnicos para aconselharem as melhores soluções: “Apontamos para um investimento inicial que ronda os 3 a 4 mil euros para aquisição do carro, ao qual se junta o kit de troféu, que tem um preço de €2.500”, avança o mentor e organizador, André Marques, que remata ainda que “existe ainda a possibilidade de conseguir reduzir o investimento através da aquisição de viaturas no estrangeiro. Iremos auxiliar os participantes nesse aspeto, bastando apenas que manifestem o seu interesse no website”.

Para garantir a máxima igualdade técnica, as potências dos carros serão monitorizadas com recurso a um banco de potência – presente nas provas – além de que o regulamento promove a utilização de peças originais, para assegurar igualmente custos baixos.

Formação em força!

Paralelamente, e como este troféu pretende também ser um patamar para a estreia em competição de pilotos, em cada jornada, haverá tutores de condução (pilotos com palmarés) para orientar os mais inexperientes, quer nas técnicas de pilotagem, quer no comportamento em pista, reduzindo assim o handicap em relação aos mais experientes.

Contudo, o lado didático não se fica por aqui, já que, para promover uma competição justa e equilibrada em pista, será imposto um sistema por pontos – tipo carta de condução – com comportamentos antidesportivos penalizados com perda de pontos. E para que as regras sejam iguais para todos, os pilotos que queiram participar no C-UM terão de se submeter a um exame sobre regras e boas práticas.

Como referido, o calendário do C-UM Learn & Drive contará com provas de 6 horas em Braga (Junho), no Estoril (Setembro) e em Portimão (Dezembro).“Tratando-se de provas de endurance, e como as equipas podem ser constituídas por três a seis pilotos por carro, para diluir custos, estimamos que numa primeira época – que inclui compra e preparação do carro – o investimento de cada piloto irá rondar os 2 a 3 mil euros para toda a época”, afirma André Marques. Poderá consultar todos os detalhes do C-UM Learn & Drive assim como manifestar o interesse em participar no website www.c-um.pt