Carros da Fórmula 1 para 2021 apostam na agressividade

14/09/2018

Depois da imagem “roubada” numa palestra feita pelos responsáveis da F1, juntamente com a Pirelli, eis que a F1 mostra oficialmente o conceito do chassis para 2021.

2021 é um ano crucial para a F1. A mudança nos regulamentos pretende melhorar o espectáculo e permitir mais lutas em pista, algo que a aerodinâmica actual não permite. Ross Brawn e a sua equipa entenderam esta necessidade e apresentaram um carro cuja a prioridade é mesmo essa:

“Quando começamos a olhar para o carro de 2021, o objectivo principal era permitir que os carros corressem próximos uns dos outros”, disse Ross Brawn. “O que estabelecemos no início da nossa pesquisa é que os carros que temos agora são maus nesse capitulo. Quando os carros ficam mais próximos, perdem 50% de apoio aerodinâmico. Isso é uma quantidade substancial de desempenho que se perde. Começamos então a tentar entender os motivos e como podemos melhorar . Tenho o prazer de dizer que estamos em cerca de 80%. Com o passar do tempo, outro dos principais objectivos era fazer carros com boa aparência. Queremos carros que pareçam melhores do que se vê num videojogo, carros que as crianças querem ter nas suas paredes. Em cada fase, à medida que evoluímos o carro, tivemos um artista de representação gráfica para nos dar uma ideia de como o carro poderia ser. Isso não é controlar o desenvolvimento, porque é fundamental que esse desenvolvimento atinja os objetivos propostos, mas por que não ter carros com uma aparência excelente, à medida que evoluímos nos carros? Nós queremos um carro que seja inspirador. A F1 é o auge do automobilismo e o carro deve parecer sensacional. ”

Já há muito tempo que não se tinha o conceito de aspecto visual tão presente na formulação de novos regulamentos. A proposta da F1 agrada muito, pessoalmente, os carros têm um aspecto futurista, agressivo e se o número de 80% de desempenho na perseguição de um oponente for verdadeiro, é um upgrade tremendo ao que temos actualmente. Este conceito ainda vai maturar mais um ano, em busca de novas soluções. Este é apenas um aperitivo do que pode ser e para já o aspecto é muito interessante.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.