Carros de Fórmula 1 deverão ser dois segundos mais rápidos em 2018

15/12/2017

Na temporada de 2017 da Fórmula 1, os monolugares já foram muito mais rápidos do que em 2016, mas a Pirelli acredita que em 2018 os carros serão ainda mais rápidos, cerca de dois segundos por volta.

A velocidade foi mais elevada em todas as pistas este ano. A maior diferença foi em Sepang, em que o tempo da pole position de Lewis Hamilton foi nove segundos mais rápido do que há dois anos – apesar de fatores como as condições meteorológicas, a época do ano e a repavimentação do circuito também terem ajudado.

Entretanto, a compreensão do regulamento por parte das equipas ainda é relativamente imatura, o que significa que haverá ganhos maiores em 2018. Os dados de simulação das equipas da F1 que a Pirelli recebeu para ajudar a definir quais os compostos que serão utilizados em cada corrida, e as indicações, sugerem outro salto de velocidade.

“No início do próximo ano, as equipas devem ser um segundo por volta mais rápidas, e a velocidade normal de desenvolvimento durante um ano é de 1-1.5s. Portanto, até ao final do próximo ano, eles deverão ser dois segundos por volta mais rápidos. Se tivermos pneus mais macios, os monolugares podem ser ainda mais rápidos. Mas também há um peso adicional com o halo, e isso custará cerca de três ou quatro décimos de segundo também por causa das implicações aerodinâmicas”, comentou Mario Isola, diretor de corrida da Pirelli, em declarações ao MotorSport.com.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.