Carros com um só pedal? A Nissan mostra-lhe como…

Hoje em dia ver-se um carro com apenas dois pedais ainda causa espanto e admiração a muita gente. Os modelos com caixa automática não são novidade, embora para quem nunca se tenha sentado num e para os muitos que nunca conduziram nenhum, continuam naturalmente a sê-lo.

A Nissan anunciou agora que irá apresentar, já no próximo dia 6 de setembro, o novo Nissan Leaf, em que a principal novidade é precisamente a tecnologia e-Pedal. Este irá permitir-nos acelerar, desacelerar e parar (mesmo em inclinações, permitindo-nos que retomemos novamente a marcha nessas situações) através da utilização de um único pedal, numa tecnologia ativada através de um interruptor.

Segundo avança a Nissan, numa primeira fase, em 90% das situações os condutores irão precisar apenas do sistema e-Pedal na sua utilização quotidiana. Uma das vantagens apontadas é o facto desta tecnologia simplificar a condução, principalmente em situações de maior trânsito, como em percursos urbanos.

a carregar vídeo

Esta é uma tecnologia que integra o programa de Mobilidade Inteligente da Nissan e que, inegavelmente, causa alguma estranheza numa primeira leitura. Resta-nos por isso esperar por setembro para ter as primeiras impressões ao vivo e a cores.

André Duarte/Autosport